Mais um grande nome do passado está voltando ao mercado: Lamborghini Countach, o supercarro com motor V-12 produzido de 1974 a 1990. O novo Countach LPI 800-4. apresentado há um ano, começa a ser entregue aos primeiros compradores. Duas unidades estiveram nos eventos de carros especiais de Monterey, Califórnia, nos EUA.
O Countach do século XXI deriva do Lamborghini Sian, por sua vez um derivado do Aventador, e tem produção limitada a 112 unidades. Detalhes como os faróis quase retangulares, as tomadas de ar laterais em forma de persiana após as janelas e os quatro elementos da cobertura do motor remetem ao do original dos anos 70. O interior usa os bancos e o volante do Aventador, mas painel e console central do Sian.
Como no Sian, o motor do Countach LPI 800-4 é um V-12 atmosférico de 6,5 litros acoplado a um sistema híbrido para o total de 803 cv, enviados às quatro rodas. A energia do sistema de frenagem regenerativa é armazenada em um supercapacitor, escolhido por ser mais leve do que uma bateria. A Lamborghini anuncia 0-100 km/h em 2,8 segundos, 0-200 km/h em 8,6 segundos e máxima de 355 km/h. O carro usa um monobloco de plástico reforçado com e fibra de carbono, rodas de 20 pol. na frente e 21 atrás e, como de hábito na marca, portas que se abrem como lâminas de tesoura.
FS