O Toyota Yaris sedã ganha uma nova geração na Tailândia com desenho atualizado e opção híbrida. Chamado de Yaris Ativ, o modelo passa a usar a plataforma Daihatsu New Global Architecture (DNGA), compartilhada com carros da marca Daihatsu (do mesmo grupo) e destinada a automóveis de projeto mais simples. O sedã ganhou importantes 70 mm em entre-eixos (agora 2.620 mm), enquanto os 4.425 mm de comprimento, 1.740 mm de largura e 1.480 mm de altura representam aumentos sutis.
Assim como a carroceria, o interior do Yaris adota linhas mais retas. O painel tem instrumentos digitais e a central de áudio usa tela de 9 pol. O modelo tailandês oferece itens como assistente de permanência em faixa e controle de velocidade adaptativo. O único motor na fase de lançamento é atmosférico de 1,2 litro, 94 cv e 11,2 m·kgf com câmbio automático CVT de 7 marchas, mas em 2023 chega a versão híbrida com motor 1,5-L, ainda sem dados divulgados.
O Yaris sedã asiático não deve chegar a mercados europeus, mais afeitos a hatchbacks e que têm a própria versão do Yaris atual. Se virá ao Brasil, ainda não se sabe.
FS