Sabia que o Porsche Cayenne poderia ter sido lançado também como conversível? Pelo menos foi o que a casa de Stuttgart estudou em 2002, ano do lançamento da primeira geração do suve, com um protótipo só agora revelado. Na época, três variações do Cayenne foram cogitadas: um “cupê”, uma versão estendida por 200 mm com sete lugares e o Cabriolet ou conversível.
O único Cayenne aberto construído, hoje mantido pelo Porsche Museum, é um protótipo sem condições de rodagem, pois não recebeu as medidas de reforço estrutural necessárias para um conversível. Assim, o veículo é transportado para o destino quando necessário. O estilo do Cabriolet é controverso, diante do grande volume da carroceria do suve original.
Ele tem apenas duas portas, cerca de 200 mm mais longas que as do carro de produção, e a capota conversível não inclui o vidro traseiro, em uma solução similar à do 911 Targa. Como houve discordância sobre o desenho posterior, duas seções traseiras diferentes foram projetadas para o conceito, uma delas com lanternas mais elevadas, a do lado direito. Outro detalhe é que a tampa do porta-malas foi prevista para ter articulações na frente e atrás, permitindo que fosse aberta em ambas as direções.
FS