A Ford lança o suve Territory em nova geração no México, onde se chama Equator Sport. Ele é fabricado na China pela associação JMC-Ford, assim como o atual, e ainda não o substitui: o nome Territory é usado apenas em alguns mercados de exportação.
O desenho ficou mais convencional, como na área de janelas, e adota o padrão de faróis separados das luzes de rodagem diurna, em voga em várias marcas. As dimensões variam pouco: 4.630 mm de comprimento e 2.726 mm de entre-eixos no novo ante 4.580 mm e 2.716 mm do antigo. Houve grande mudança também no interior, agora com a tela da central de áudio em continuidade ao quadro digital de instrumentos. Um seletor giratório comanda o câmbio automático em vez da alavanca tradicional.
No México a Ford oferece o Equator Sport em versões Ambiente, Trend e Titanium. Entre os itens disponíveis estão controle automático de velocidade adaptativo, teto panorâmico, porta de carga com abertura motorizada e frenagem de emergência. Os mexicanos recebem o suve com motor turbo de 1,8 litro, 190 cv e 32,6 m·kgf, avanços sobre o 1,5-litro de 150 cv e 22,9 m·kgf usado hoje no Brasil. Os preços partem de 589.900 pesos, cerca de R$ 152.000 em conversão direta. O novo carro já foi flagrado em testes no Brasil, onde não deve demorar a ser lançado.
FS