O Mitsubishi ASX enfim passa à segunda geração, 12 anos depois do lançamento da primeira no exterior. Agora parte da aliança Renault-Nissan, a marca japonesa economizou no novo suve compacto: apenas trocou os emblemas do atual Renault Captur francês (diferente do homônimo brasileiro), sem nem mesmo trocar as rodas. Até o recorte do capô para abrigar o emblema-logotipo Renault foi mantido.
Cópia-carbono à parte, a Mitsubishi obteve seu primeiro híbrido plugável a ser vendido na Europa, que associa um motor 1,6-litro a dois motores elétricos para 159 cv combinados. Um motor elétrico move o carro, sozinho ou em conjunto com o a combustão, enquanto o outro na verdade age apenas como gerador para a bateria de 10,5 kW·h, que permite alcance em elétrico de 50 km. Outras opções são 1-litro turbo de 91 cv e 1,3-litro turbo com auxílio elétrico, que pode ter 140 cv com câmbio manual ou 158 cv com o robotizado de dupla embreagem. Todos os motores são iguais aos do Captur.
Entre os recursos, o novo ASX oferece central de áudio com tela de 7 ou 9,3 pol. e conexão sem fio a Android Auto e Apple CarPlay, Há alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção em faixa e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo. O banco traseiro é deslizante e permite variar a capacidade do porta-malas de 332 a 401 litros. As vendas começam em março de 2023 na Europa.
FS