A Opel anuncia o Astra como primeiro modelo da nova linha GSE, sigla de Grand Sport Electric, que associa esportividade a soluções eletrificadas. A escolha não foi aleatória: houve versões GSE no passado para o Commodore de 1967 (grafada como GS/E), variação do Rekord C que originou nosso Opala, e para o Monza de 1983, mostrados na última foto juntos do conceito Manta GSE de 2021. Na época o “e” indicava Einspritzung, injeção de combustível.
O Astra GSE, disponível como hatch e a perua Tourer, tem elementos como rodas de 18 polegadas inspiradas nas do Manta, bancos especiais revestidos em camurça sintética e painel com duas telas de 10 pol. O chassi foi revisto em molas, amortecedores (Koni) e a calibração de direção e do controle de estabilidade. A altura de rodagem é 10 mm menor.
O motor do GSE é um 1,6-litro turbo a gasolina de 180 cv associado a um elétrico de 110 cv, que combinados produzem 222 cv e 36,7 m·kgf, o mesmo conjunto do Peugeot 308 e outros produtos híbridos da Stellantis, com câmbio automático de oito marchas.
Para lembrar, a alemã Adam Opel AG foi adquirida pela americana General Motors Corporation em 1929 e em 2017 foi vendida para o grupo francês PSA. Este e a FCA Fiat Chrysler Automobiles se fundiram em janeiro de 2021 formando a Stellantis E.V., sediada nos Países Baixos. A Opel hoje é uma das 14 marcas da Stellantis. junto com Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Peugeot, Ram e Vauxhall.
FS