A Ford apresenta o Mustang 2024, que entra na sétima geração pelas contas do fabricante, mantendo as opções de cupê e conversível com motores de 4 e 8 cilindros. As novidades começam pelo visual, que evolui o tema do anterior e adota linhas mais angulosas. O GT tem grade própria, maior que a do 4-cilindros, e pode vir com rodas de 20 polegadas.
No interior, com “cockpit inspirado nos jatos de caça” de acordo com a Ford, o Mustang ganha duas telas configuráveis para os instrumentos (de 12,4 polegadas) e a central de áudio (13,2 pol.). O motorista pode escolher padrões, cores e funções das telas, enquanto os instrumentos se adaptam à seleção do modo de condução. O controle remoto não apenas dá partida, como faz o motor girar para emitir o ronco tradicional. Os bancos podem ser de tecido, material sintético ActiveX ou couro. O console central traz carregamento de celular sem fio e o sistema de som B&O tem integração ao Amazon Alexa. Auxílios ao motorista incluem leitura de placas de velocidade e assistente de permanência na faixa.
O motor Coyote V-8 de 5 litros, de aspiração atmosférica, segue no GT como opção ao EcoBoost turbo de 4 cilindros e 2,3 litros, mas não tiveram potência e torque anunciados. Câmbios manual de 6 marchas e automático epicíclico de 10 seguem no catálogo. O motorista pode ajustar o esforço de direção, a resposta do motor e as configurações de câmbio e do controle de estabilidade entre seis modos de condução: Normal, Sport, Slippery, Drag, Track e personalizável.
O Performance Pack opcional adiciona uma série de recursos: barra de amarração entre as torres dianteiras, diferencial autobloqueante Torsen, suspensão ativa Magneride, rodas traseiras e pneus mais largos e freios Brembo maiores, além das opções de bancos Recaro e escapamento com controle variável de ruído. Inédito é o freio de estacionamento eletromecânico, que inclui função de drift para acentuar as saídas de traseira sob potência em pista.
A edição especial Dark Horse inclui preparação no motor V-8 para 507 cv, como adoção de corpo de válvula duplo, rodas de compósito de fibra de carbono da Carbon Revolution e alterações em aerodinâmica, pneus, freios e direção. Entre os detalhes únicos da versão estão faróis escurecidos, grade diferenciada, dutos NACA de arrefecimento de freios, pomo de câmbio manual de titânio impresso em 3D, volante de seção do aro plana revestido com camurça e detalhes em azul como a costura dos bancos. O sistema de áudio B&O tem 12 alto-falantes e um subwoofer.
Fabricado em Flat Rock, Michigan, o novo Mustang só começa a ser vendido nos Estados Unidos no terceiro trimestre de 2023.
FS