Lá se vão mais de duas décadas que recebi um convite da minha amiga Isabel Reis, então capitaneando a Motorpress (desde 2017 deu lugar à Motor Mídia) para o lançamento de uma nova revista do grupo, a Avião Revue, que tinha como primeiro editor o uruguaio Santiago Olives (que hoje, fazendo freelas¹, tem mais de 50 anos de Brasil).
Seria uma festa no aeroporto de Congonhas, fugindo do cenário habitual da editora, que publicava revistas mais “chegadas” para os lados de Interlagos, como a Carro, Racing, Motociclismo e Carro Hoje, a primeira semanal do País. E tinha também a Revista do Consumidor e a Sport Life, que abordava saúde e qualidade de vida.
Quando de deparei com aquele convite pensei: como a GM poderia participar efetivamente daquele lançamento. Não apenas com seus representantes, mas algo marcante, que tivesse um grande significado. Mas como?
Eureka!
Depois de muito pensar, veio a ideia, meio maluca, mas era o que tínhamos para aquele momento. Liguei para o Maurício Pavan, comandante da ABC Imagem, que atendia a GM para fotos do Departamento de Imprensa e pedi algo que, no início ele, não entendeu, mas, quando expliquei o projeto, “fabricou”, em poucas horas, o primeiro “Vectra Voador” do mundo, que vocês podem comprovar pela foto que ilustra esta coluna de hoje.
Não consegui uma revista da época, mas lembro que mandamos a foto para a Bel, acompanhado de um texto que dizia, mais ou menos isso: “A General Motors não poderia ficar de fora de um lançamento tão importante e por isso criamos o Vectra Voador”.
E o que aconteceu foi que a turma da Avião Revue se encantou tanto com a iniciativa da fabricante de veículos que não voavam (e ainda não voam, só estão ficando elétricos) que publicaram a nossa homenagem.
Em tempo: se alguém tiver a revista com aquela ação da GM, por favor envie para mim aqui no Autoentusiastas: chicolelis@autoentusiastas.com.br
CL
A coluna “Histórias & Estórias” é de exclusiva responsabilidade do seu autot.
¹Freela, um jargão de jornalistas, é uma abreviação do inglês free-lancer, aquele que trabalha para um veículo de imprensa sem vínculo empregatício ou contrato, trabalho a trabalho.