A estrela da Jeep no Salão de Paris, que abriu para o público hoje e vai até o dia 23, é o Avenger, suve compacto que representa seu modelo de entrada na Europa. É também o primeiro Jeep projetado para ser elétrico, embora versões a combustão venham a ser lançadas mais tarde. Derivado da arquitetura e-CMP da Stellantis, a mesma de Citroen DS3 E-Tense, Opel Moka-e e Peugeot e-2008, ele mede 154 mm menos que o Renegade com seus 4.076 mm de comprimento.
Se o desenho externo do Avenger (vingador em inglês) já era conhecido desde setembro, agora a Jeep mostrou o interior, que destaca os vários porta-objetos. Ele usa telas de 10,25 polegadas tanto para os instrumentos quanto para a central de áudio, que traz conexão sem fio a Android Auto e Apple CarPlay. As assistências ao dirigir incluem controlador de velocidade ativo e assistentes de permanência em faixa e de estacionamento. Bom o porta-malas de 380 litros.
A versão elétrica inicial tem motor de 156 cv e 26,5 m·kgf em sistema de 400 volts, bateria de 54 kW·h e alcance de 400 km no ciclo combinado WLTP (550 km no ciclo urbano). Em carregador rápido, a bateria pode passar de 20 a 80% em 24 minutos ou ganhar 30 km de alcance em três minutos. Por enquanto apenas tração dianteira está disponível. Um motor 1,2-litro turbo a gasolina deverá ser oferecido mais tarde. A produção será em Tychy, Polônia, antiga fábrica Fiat..
FS