A Volkswagen encerra a fabricação do Voyage, 14 anos depois de seu relançamento, anuncia o site Automotive Business. A produção já teria cessado na fábrica de Taubaté, SP, que manterá em linha o Gol até dezembro para atender a pedidos de frotistas, de acordo com a mesma publicação. A medida não foi confirmada pelo fabricante.
As vendas do Voyage ainda não podiam ser consideradas baixas: cerca de 23 mil unidades emplacadas de janeiro a setembro deste ano, o que lhe rendeu a 19ª. colocação no mercado. Contudo, 98% das vendas do período foram para pessoas jurídicas, um segmento considerado de baixa rentabilidade para os fabricantes. O Voyage atual é oferecido em versão única com motor 1-litro de 75/84 cv e preço básico de R$ 89.850 sem o único pacote opcional, chamado de Urban Completo e que custa R$ 8.410.
Curiosamente, o tempo de produção do modelo atual foi similar ao da primeira geração, conhecida como “quadrada”, fabricada entre 1981 e 1995. A mudança do Gol para o modelo conhecido como “bolinha” deixou-o sem o sedã equivalente, pois a VW optou por trazer da Argentina o Polo Classic, sucedido em 2002 pelo Polo sedã de nova geração feito no Brasil.
O Voyage só voltou ao mercado em 2008. Conheça um breve histórico dessa fase do sedã.
• 2008 – O Voyage ressurgia em outubro, logo após o lançamento do Gol de terceira geração (por critérios técnicos, seguidos pelo AE, o Gol passou apenas por reestilizações em 1999 e 2005 e se manteve na segunda geração até 2008), trazendo novidades como a plataforma PQ24 similar à do Polo e motor transversal. Oferecia as unidades de 1 litro (72/76 cv) e 1,6 litro (101/104 cv) e versões básica, Trend e Comfortline.
• 2009 – O câmbio robotizado monoembreagem I-Motion aparecia na linha 2010, só com motor 1,6.
• 2012 – Remodelação frontal e da traseira em julho no modelo 2013. Rodas de 16 pol. podiam equipar o Comfortline.
• 2013 – O Comfortline dava lugar ao Highline na linha 2014. Todas as versões ganhavam ABS, bolsas infláveis frontais e direção assistida.
• 2014 – Edição limitada Seleção com motores de 1 e 1,6 litro em alusão à Copa do Mundo. Na linha 2015, a série especial Evidence (nome de uma edição do Santana em 1990 e mais tarde de versão do mesmo modelo) vinha com um toque luxuoso: bancos com camurça sintética. A versão básica passava a Trendline e a Comfortline ressurgia como intermediária.
• 2016 – Nova alteração de estilo para a linha 2017, bem como painel remodelado e nova central de áudio. O motor 1-litro passava a ser de 3 cilindros e 12 válvulas com 75/82 cv, o mesmo do up!.
• 2018 – A frente assumia o mesmo desenho da Saveiro para 2019. Motor 1,6-litro de 16 válvulas e 110/120 cv vinha associado a câmbio automático epicíclico de 6 marchas.
• 2021 – Apenas a versão 1-litro permanecia em linha.
• 2022 – Fim de produção.
FS