A Abarth mostra seu primeiro carro elétrico, que é também seu primeiro trabalho sobre o Fiat 500e de nova geração. O resultado, por enquanto, não impressiona em comparação aos 500 a gasolina bastante preparados que a divisão esportiva oferecia: o Abarth 500e usa motor elétrico de 155 cv com torque de 24 m·kgf para acelerar de 0 a 100 km/h em 7 segundos.
Comparada ao 500e de origem, a versão Abarth tem 37 cv e 1,5 m·kgf a mais e reduz o tempo de 0-100 em 2 segundos. O último 500 a combustão, o Abarth 595 com motor 1,4-litro turbo, é 10 cv mais potente que o elétrico e será mantido em linha por mais um ano. O novo carro usa bateria de 42 kW·h e admite carregamento rápido de 85 kW, para adicionar cerca de 40 km de alcance em 5 minutos. O alcance total não foi divulgado. Como referência, no 500e normal é de 320 km.
O Abarth 500e oferece três modos de condução: Turismo, que o limita a 136 cv para poupar energia; Scorpion Street (alusão ao escorpião que é símbolo da marca) para melhor desempenho com eficiência; e Scorpion Track, para uso mais vigoroso com menor alcance. Um atuador sonoro imita o ruído do motor a gasolina e pode ser desativado.
No visual, o Abarth 500e tem frente redesenhada, rodas de 18 polegadas, saias laterais e difusor de ar na traseira. A versão Cabrio também está disponível. A edição limitada Scorpionissima de 1.949 unidades, referente ao ano de fundação da Abarth como preparadora, vem com rodas diferenciadas e teto envidraçado. O interior da série traz bancos revestidos em camurça sintética e mais funções para o quadro de instrumentos digital e para a tela de 10,25 polegadas da central de áudio.
Boa notícia é que o esportivo chegará ao Brasil como parte da nova fase da Abarth, que em 2015 ofereceu aqui o 500 com motor 1,4 turbo. A estreia é esperada para o segundo semestre de 2023.
FS