O Audi E-Tron, suve elétrico lançado em 2018, muda de nome para Q8 E-Tron a fim de se diferenciar dos modelos menores Q4 E-Tron, já no mercado, e Q6 E-Tron, ainda a ser apresentado. A marca de Ingolstadt aproveitou a ocasião para pequenas mudanças de estilo, caso da grade dianteira com iluminação e dos para-choques, e para evoluções na parte elétrica.
Na Europa há três versões do Q8 E-Tron. A 50 tem motor de 312 cv e 55,1 m·kgf e recebe bateria de maior capacidade, de 71 para 95 kW·h, o que elevou o alcance pelo padrão WLTP para 480 km (500 km no caso do Sportback, que tem melhor aerodinâmica), um aumento de 40%. A versão 55, até agora a única oferecida no Brasil, dispõe de 408 cv e 67,7 m·kgf e passa a usar bateria de 114 kW·h, o que traz mais 30% de alcance, para 580 km (600 km no Sportback). Enfim, o SQ8 E-Tron vem com três motores, sendo dois traseiros, com total de 503 cv e 99 m·kgf e alcança 500 km.
As recargas estão mais rápidas: o Q8 50 admite até 150 kW e os outros até 170 kW, o que eleva a carga de 10% a 80% em cerca de meia hora. O Q8 E-Tron ganhou recalibração da suspensão a ar e da direção, melhorias em aerodinâmica e isoladores de calor e ruído com materiais reciclados. Outra medida sustentável é o revestimento dos bancos em material chamado Dinamica, sintético e feito com 45% de fibras de poliéster obtidas de garrafas plásticas recicladas, tecidos usados e resíduos de fibras. As vendas na Alemanha começam em fevereiro.
FS