A Caoa Chery convidou um grupo de jornalistas para ir até o Motor Park Haras Tuiuti e conhecer as modificações feitas no seu portfólio para 2023, e a novidade é a eletrificação que a marca implementa em vários veículos. O fechamento da fábrica de Jacareí, na Grande São Paulo, e a descontinuação dos modelos Tiggo 3, Arrizo 5 e 6 foi justificada inicialmente como uma adequação para a produção de carros elétricos, mas até o momento não foi confirmado nenhum modelo para produção naquele local.
100% elétrico
A grande atração foi o pequeno iCar, importado da China e que foi um sucesso no seu lançamento em junho último, tendo vendido todos os 500 carros disponíveis para pré-venda. O preço inicial de R$ 139.990 já foi atualizado para R$ 149.990. É primeiro subcompacto 100% elétrico da marca que traz novidades como a carroceria construída em alumínio e materiais compósitos na estrutura para ter leveza. O peso em ordem de marcha é de 995 kg e tem carga útil de 280 kg, sendo possível acomodar duas pessoas no banco traseiro, e 100 litros de volume no porta-malas.
O desenho da carroceria atrai pelo formato compacto com traseira alta e truncada, capô do motor inclinado dando continuidade ao para-brisa. A cintura lateral é alta diminuindo a área envidraçada mas sem dificultar a visibilidade 360 graus. Apenas quando sentado no banco traseiro há algumas limitações.
Os pneus 165/65R15 estão adequados para o tamanho do veículo e compõem o desenho exterior que tem apenas duas cores, cinza e branco, e vem equipado com teto solar panorâmico de vidro fixo. Porém, nota-se aspereza de rodagem na pista do Haras Tuiuti, provavelmente no piso brasileiro deve trazer algum incômodo..
Internamente é possível ver linhas harmoniosas integradas com o quadro de instrumentos e central multimídia, ambos com telas coloridas. Os bancos dianteiros contam com regulagem elétrica e o volante tem apenas ajuste de altura, mas ainda assim a posição de dirigir é agradável.
Na pista o carrinho mostra desempenho compatível com os 61 cv de potência máxima e 15,3 m·kgf de torque máximo, alcançando velocidade máxima de 120 km/h e aceleração 0-100 km/h em 12,9 segundos.
Desenhado para o uso urbano, a bateria de íons de lítio tem 30,8 kW·h de capacidade e permite alcance de até 282 km medido pelo ciclo WLTP. No mundo real deve alcançar no máximo 250 km. O carregamento é feito por tomada Type2/CCS que combina as possibilidades de carga em corrente alternada (AC) ou contínua (DC).
Híbrido plugável
O suve de 7 lugares Tiggo 8 recebe o sobrenome PRO Plug-in Hybrid com a combinação de propulsão do motor a combustão de quatro cilindros em linha, 1,5-l turbocarregado a gasolina que entrega 147 cv de potência máxima e 22,4 m·kgf de torque máximo, acoplado a dois motores elétricos que oferecem conjuntamente 170 cv, totalizando a potência de 317 cv e 56,6 m·kgf de torque combinados.
Os motores elétricos estão incorporados ao câmbio automático de três marchas patenteado e fabricado pela própria Chery, e combinam até 11 relações de marchas para entregar potência às rodas. As combinações são feitas em conjunto com a atuação dos motores elétricos, motor a combustão e alternância das 3 marchas. A tração é nas rodas dianteiras, não oferecendo opção de tração integral. Não há modo de troca de marchas manual.
A bateria de 19,27 kW·h pode ser carregada em equipamentos com tomada Type 2, somente em corrente alternada (AC), e o fabricante informa o alcance máximo de 77 km em modo puramente elétrico. Nas arrancadas o motor elétrico é a principal fonte de potência para as rodas, colaborando para o bom consumo de combustível de 30,3 km/l na cidade e 26,9 km/l, na estrada, homologado junto ao Inmetro segundo o PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular).
A aceleração 0-100 km/h é feita em 7,05 segundos, mas a velocidade máxima não foi divulgada. Na pista do Haras Tuiuti foi possível simular várias situações de condução, tanto no modo puramente elétrico quanto combinado. O gerenciamento do sistema propulsor se dá de maneira muito transparente e sem a necessidade de interferência do motorista, a menos que queira forçar alguma situação especifica.
Tirando o pé do acelerador entra em ação o modo de regeneração de energia que pode ser ajustado em três diferentes níveis, porem em todos eles há um pequeno atraso para entrar em ação, diferente de outros carros hibrido e elétricos em que a percepção do efeito frenante da energia elétrica sendo produzida é sentido prontamente. A reação lembra os primeiros carros carburados com controle de emissões que mantinha a borboleta ligeiramente aberta por 1 a 2 segundos para “lavar” as câmaras de combustão do óxidos de nitrogênio e com isso o freio-motor tinha atuação atrasada.
Em adição ao sistema híbrido de propulsão o suve recebe também a tecnologia MAX DRIVE que consiste em vários sistemas de ajuda ao motorista para mitigar acidentes e dar mais conforto e praticidade à condução. São as tecnologias ADAS (Advanced Driver Assistance System, sistema avançado de assistência ao motorista) que a Caoa Chery rebatizou. Os sistemas são: controle de cruzeiro adaptativo com função stop&go (para e arranca) para congestionamentos, frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, alerta e prevenção de saída de faixa, farol alto automático, alerta de trafico transversal na traseira, monitoramento de ponto cego do retrovisor externo, e alerta para abertura de portas ao pretender desembarcar.
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Visualmente, o novo Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid recebe atualizações na grade dianteira, novos para-choques, iluminação em LED com faróis de neblina com função de luz de curva E as rodas montadas com pneus 235/55R18 tem novo desenho.
Diferentemente da versão convencional que é produzida na fábrica de Anápolis, GO, a versão híbrida é importada da China, e está disponível somente nas cores branco e preto, vendido por R$ 279.900 , com garantia de 8 anos para sistema de propulsão elétrico, 5 anos para motor a combustão e câmbio e 3 anos para o veículo.
Híbrido leve de 48 V
A Caoa Chery aumenta a oferta de veículos híbridos ao selecionar os três principais modelos de seu portfólio para receber o sistema leve de 48 volts: Arrizo 6 PRO Hybrid, Tiggo 5x PRO Hybrid e Tiggo 7 PRO Hybrid. Os dois suves continuam a ser oferecidos, respectivamente, em versão convencional de motor 1,5-l e 1,6-l turbocarregados flex fabricados em Anápolis, enquanto o sedã passa a ser versão única, híbrido, e importado da China, diferentemente do anterior, que era fabricado em Jacareí.
No sistema de 48 volts o tradicional alternador dá lugar a um motor de partida/gerador conectado mecanicamente ao motor a combustão por robusta correia dentada (BSG, Belt Starter/Generator) e utiliza bateria de 48 volts para armazenamento/suprimento de energia. O motor a combustão é comunizado pelo 4-cilindros, 1,5-l turbocarregado, flex, que entrega 147/150 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 21,4 m·kgf a 1.750 rpm com qualquer combustível. Como é conectado ao motor a combustão pela correia dentada, o motor de partida/gerador fornece àquele 10 cv e 4,1 m·kgf adicionais para a propulsão do veículo.
A vantagem do sistema não está no aumento da potência e torque máximos, e sim no aumento relativo que essa propulsão elétrica fornece desde baixas rotações e menores cargas ao pedal do acelerador, principalmente no momento de partida do veículo, o que favorece o consumo de combustível em trajetos urbanos, onde o anda e para é frequente.
A calibração do motor flex foi realizada pelo time de engenharia da Caoa Chery em conjunto com os fornecedores locais que enviam peças para a fábrica na China, onde o motor é montado, e enviado ao Brasil para montagem nos suves na fábrica de Anápolis. Com essa estratégia de desenvolvimento foi possível incorporar rotinas de dirigibilidade que agradam aos condutores brasileiros, e principalmente às condições de altitude e variação de temperatura locais.
O câmbio CVT de 9 marchas garante uma rodagem suave do veículo, e na avaliação não notei a incômoda variação de rotação que normalmente aparece nesse tipo de câmbio ao trafegar em velocidade constante. Já solicitamos à assessoria de imprensa da Caoa Chery o empréstimo do Tiggo 5x Pro Hybrid para uma avaliação mais detalhada.
Colaborando para o melhor consumo de combustível, o conjunto é equipado com o sistema Start/Stop, que desliga o motor em paradas curtas e dá partida automaticamente ao tirar o pé do freio. Em desacelerações o BSG tem a função de recarregar a bateria, mantendo-a com carga suficiente para que entre em ação nas acelerações.
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O consumo de combustível homologado junto ao Inmetro para o Arrizo 6 Pro é de 12,5/8,9 km/l na cidade e 13,5/9,9 km/l na estrada, o que representa um ganho de até 26% no ciclo urbano se comparado à versão anterior.
Com a comunização da motorização hibrida o Tiggo 7 Pro é o grande perdedor, deixando o belo motor 1,6-l TGDi de 187 cv e 28 m·kgf para a versão convencional e adotando o novo conjunto, porém ganha a flexibilização por utilizar álcool ou gasolina.
Portfólio
Com as modificações apresentadas a linha de veículos da Caoa Chery no Brasil para este final de ano fica assim:
iCar – elétrico – R$ 149.990
Arrizo 6 Pro Hybrid – 1,5-l turbo – R$ 159.990
Tiggo 5 x PRO – 1,5-l turbo – R$ 164.990
Tiggo 5x Pro Hybrid – 1,5-l turbo – R$ 169.990
Tiggo 7 Pro – 1,6-l turbo – R$ 191.140
Tiggo 7 Pro Max Drive – 1,6-l turbo – R$ 199.990
Tiggo 7 Pro Hybrid – 1,5-l turbo – R$ 199.990
Tiggo 8 Max Drive – 1,6-l turbo – R$ 214.990
Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid – 1,5-l turbo – R$ 279.990
GB