O desempenho dos carros elétricos continua a impressionar, dia após dia. Depois de a Tesla fixar padrões elevados entre os sedãs com seu Model S, chega a vez da Lucid com o Air Sapphire. Com três motores elétricos (dois na traseira e um na frente) que somam mais de 1.215 cv, trata-se do sedã de produção mais potente do mundo.
A empresa sediada em Casa Grande, Arizona, nos Estados Unidos, anuncia o tempo de 1,89 segundo para acelerar de 0 a 96,5 km/h, com a marca de 100 milhas por hora (161 km/h) sendo atingida em 3,87 segundos e o quarto de milha (0 a 402 metros) em menos de 9 segundos. A velocidade máxima não deixa por menos: 330 km/h. Comparado ao Air conhecido até então, o Sapphire traz ainda recalibração da suspensão, freios carbocerâmicos e rodas de 20 pol. na frente com pneus 265/35 e de 21 pol. na traseira com pneus 295/30.
O sistema de vetorização de torque permite que os motores elétricos traseiros forneçam potência em direções opostas em curvas, ou seja, um lado pode aplicar frenagem regenerativa na roda interna enquanto o outro motor faz a roda externa girar. O interior abusa de telas no painel e no console. O Air Sapphire está à venda por preço a partir de US$ 249 mil (cerca de R$ 1,36 milhão em conversão direta) nos Estados Unidos com entregas previstas para o próximo ano.
FS