A Volkswagen apresenta o Polo Track, versão do hatchback compacto que passa a ser seu modelo de entrada ao substituir o Gol. Embora chegue ao mercado apenas no começo de 2023, o Track já tem preço divulgado: R$ 79.990, o mesmo do Gol com opcionais de conectividade e rodas de 15 pol., o que sinaliza boa relação custo-benefício diante das evoluções do modelo sobre o antecessor. São R$ 3.000 a menos que no Polo MPI conhecido.
O Polo Track será fabricado apenas em Taubaté, no interior de São Paulo, fábrica que recebeu investimentos para a produção da plataforma MQB — até então, apenas Gol e Voyage saíam da unidade. O motor MPI de 3 cilindros e 1 litro com aspiração atmosférica, que produz 77/84 cv e 9,6/10,3 m·kgf, é o único da versão e vem com câmbio manual de 5 marchas.
Comparado ao Gol, o Polo apresenta vantagens em espaço interno (favorecido pelos 2.560 mm de entre-eixos e 1.750 mm de largura) e capacidade de bagagem (300 litros), plataforma mais moderna e maior conteúdo de segurança: vem de série com bolsas infláveis laterais nos bancos dianteiros, assistente para partida em aclives, controle eletrônico de estabilidade, alerta de afivelamento de cinto de segurança para todas as posições e bloqueio eletrônico do diferencial.
Os itens de conforto incluem ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros elétricos dianteiros e travamento elétrico e remoto das portas. Um pacote opcional com sistema de som com Bluetooth, volante com comandos de som (sem regulagens), computador de bordo, entradas USB e antena de teto virá como padrão na fase de lançamento. Comparado ao Polo MPI, que será mantido, o Track revela simplificações como os faróis com luzes halógenas em vez de LEDs.
Se nas antigas versões Track de Gol e Fox a caracterização “aventureira” incluía molduras pretas nos arcos de para-lamas, o novo Polo ficou sem elas, mas recebeu para-choques próprios. O dianteiro ganhou um pouco em ângulo de entrada, vantagem no uso em terrenos menos regulares, e a grade parece maior que no restante da linha por ter a parte superior preta. As rodas de 15 pol. usam calotas em preto fosco, mesmo tom de retrovisores e maçanetas.
O interior tem instrumentos analógicos, que incluem conta-giros, e bancos com um revestimento mais alegre em dois tons. Bom também o efeito da textura dos painéis de porta, mas algumas ausências se fazem notar como as de banco traseiro bipartido, espelho no para-sol do motorista e luzes de leitura.
Para receber o Polo, a fábrica de Taubaté ganhou cerca de 80 novos robôs na armação; equipamento de solda a laser trifocal, para soldar peças com diferentes matérias-prima; e ampliação e adaptação do setor onde é feita a união do conjunto motriz com a carroceria.
FS