Vem da República Checa uma novidade em superesportivo: o Praga Bohema, construído por um fabricante que tem origens em 1907. A proposta é oferecer um carro de rua tão próximo quanto possível de um protótipo esporte de competição.
A Praga — nome da capital da República Checa — começa com um monobloco de plástico reforçado com fibra de carbono, cujas portas se abrem para frente e para cima. O motor V-6 biturbo de 3,8 litros vem do Nissan GT-R, mas recebe cárter seco, novos turbocarregadores e escapamento de titânio pelas mãos da inglesa Litchfield, que o deixa com 710 cv e 73,6 m·kgf. O carro usa câmbio sequencial Hewland de 6 marchas.
O trabalho de aerodinâmica foi bem executado: a 250 km/h o Bohema produz 900 kg de força descendente, quase o peso total do carro, de 982 kg. A Praga anuncia 0-100 km/h em 2,3 segundos e máxima acima de 300 km/h. A suspensão tem amortecedores horizontais ajustáveis, os freios são carbocerâmicos e as rodas são de 18 polegadas na dianteira e 19 polegadas, na traseira.
Serão fabricadas apenas 89 unidades do Bohema, alusão ao 89°. aniversário da vitória do Praga Alfa em uma corrida de 1.600 km na então Checoslováquia em 1933. Os preços partem de US$ 1,31 milhão, ou quase R$ 7 milhões em conversão direta, e a produção começa no segundo semestre de 2023.
FS