De todas as motocicletas que pude testar durante o ano em curso, uma das que mais me surpreendeu foi a Triumph Rocket 3 R. Com um enorme motor e torque de sobra, em pouco tempo a cidade começou a ficar pequena demais para a Rocket poder “esticar as pernas”. Para motociclistas que (como eu) gostam muito de pegar a estrada chega agora em nosso mercado a Rocket 3 GT — uma versão mais voltada para o turismo.
A nova Rocket GT recebe um banco mais baixo, são de 750 mm de altura ao solo contra 773 mm da Rocket 3 R. O guidão é mais longo ficando numa posição mais próxima do condutor. Essas alterações proporcionam uma posição de pilotagem mais relaxada. Um pequeno defletor de ar na dianteira ajuda com o vento frontal enquanto as rodas recebem um novo acabamento com alumínio fundido e usinagem exposta no aro. Até mesmo o garupa recebe um tratamento especial com um encosto (muito útil) feito de alumínio escovado.
O icônico motor segue o mesmo com 3 cilindros em linha longitudinal de 2.458 cm³ gerando 167 cv de potência máxima a 6.000 rpm e 22,5 m·kgf de torque máximo a 4.000 rpm. Números que superam facilmente até alguns carros. Para controlar esse motor são quatro modos de pilotagem disponíveis: Road, Rain, Sport e Rider que alteram os parâmetros como resposta do acelerador e atuação do controle de tração. O câmbio é de seis marchas com transmissão secundária por cardã. As manoplas aquecidas são de série.
Seu peso a seco é 291 kg e o consumo de combustível declarado é 13,6 km/l. Acelera de 0 a 96.5 km/h em 2,8 segundos e atinge velocidade máxima de 225 km/h. Com um piloto de 75 kg a relação peso-potência é de incrível 2,2 kg/cv, relação essa que piora ligeiramente com o peso em ordem de marcha (não informado) que inclui todos os líquidos — combustível, óleo, arrefecimento, freios — com seus volumes máximos.
Para quem se interessou vale lembrar que a nova Rocket 3 GT chega ao mercado com preço de R$ 129.990, enquanto a Rocket 3 R segue à venda por R$ 123.490. Quem sabe em 2023 consigo pilotar essa mais essa novidade.
LR