Estreia o Volvo EX90, um suve de sete lugares totalmente elétrico, primeiro de uma série com carros com esse tipo de motorização que a marca sueca apresentará a cada ano. O plano da empresa é vender apenas carros elétricos em 2030. O EX90 será fabricado nos Estados Unidos a partir do próximo ano e depois também na China.
O desenho mostra elegância e abre mão da grade dianteira. Na traseira, as lanternas lembram mais as dos sedãs da marca, embora haja um acréscimo nas colunas como habitual nos suves da empresa. No interior, o painel digital combina-se a uma tela central de 14,5 polegadas com Google integrado, conexão a Apple CarPlay sem fio, internet 5G e sistema de áudio Bowers & Wilkins.
A Volvo anuncia que o padrão de segurança do EX90 é maior do que qualquer carro da marca antes dele. Câmeras, radares e lidar estão conectados aos computadores com funções como detectar pequenos objetos centenas de metros à frente. Por dentro, sensores e câmeras medem a concentração de olhares para detectar se o motorista estiver distraído, sonolento ou de outra forma desatento. Se ele adormecer ou ficar inconsciente, o EX90 foi projetado para parar e pedir ajuda com segurança. É o primeiro Volvo pronto para condução não supervisionada no futuro.
A versão inicial com tração nas quatro rodas é alimentada por uma bateria de 111 kW·h e dois motores elétricos que somam 517 cv e 92,8 m·kgf. A Volvo informa alcance de até 600 quilômetros pelo padrão WLTP e recarga de 10 a 80% em menos de 30 minutos. O EX90 é composto por cerca de 15% de aço reciclado, 25% de alumínio reciclado, 48 kg de plásticos reciclados e materiais de origem natural. Outro pioneirismo na marca é o carregamento bidirecional: a bateria pode operar como suprimento de energia extra, por exemplo, para alimentar a casa ou outro carro Volvo elétrico.
FS