O saudoso Josias Silveira esteve no lançamento do JAC E-JS1 em 2021 e identificou a vocação para uso urbano do pequeno carro de origem chinesa e ressaltou seu DNA VW com muitas similaridades estruturais e características de comportamento com o VW up! Afinal, o grupo VW comprou 50% da JAC e trabalha conjuntamente na melhorias dos projetos.
Em uma semana de uso do E-JS1 na versão EXT, mais aventureira com pneus Pirelli Scorpion ATR 175/70R14, ratifico as impressões iniciais do Josias, porém ele não conseguiu um hacker para burlar o limitador de velocidade ou experimentar rodas maiores para “enganar” a programação de fábrica do módulo eletrônico de controle para que o carro superasse 110 km/h, como era a intenção dele. A viagem habitual São Paulo–Campinas–São Paulo não foi das mais penosas, pois neste final de ano a rodovia tem estado bem movimentada e seriam poucos trechos com possibilidade para ultrapassar o limite do carro.
Dinâmica acertada
O comportamento dinâmico do carro na rodovia é satisfatório e não sofre com as rajadas de vento lateral ou deslocamento de ar provocado pelos caminhões. O sistema de direção com assistência elétrica regressiva com o aumento de velocidade traz firmeza e bom controle direcional do veículo. Em manobras de baixa velocidade é bem leve, tendo a colaboração dos 1.180 kg de peso em ordem de marcha, baixo tratando-se carros elétricos.
A suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção atrás estão calibradas para conforto de rodagem com bom equilíbrio entre os eixos e 50 mm mais alta que a versão de lançamento. O entre-eixos de 2.390 mm — apenas 10 mm menos que o do Fusca — contribui para o balanço bem controlado do carro. A carroceria com traseira truncada e pouco peso após o eixo traseiro passa a impressão que a movimentação da suspensão traseira seria mais brusca, porém o peso adicional da bateria de 30,2 kW·h melhora essa distribuição de peso entre os eixos.
O freio de serviço a disco nas quatro rodas, com ventilados na dianteira está bem interligado com o freio regenerativo que pode ser ajustado em dois níveis de intensidade através do menu de condução na central multimídia. O modo de condução também pode ser ajustado entre Normal e Econômico, permitindo melhor gerenciamento da energia da bateria.
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Desempenho e carregamento
O motor elétrico de 62 cv de potência máxima e 15,3 m·kgf de torque máximo é suficiente para dar agilidade nas acelerações e retomadas de velocidade de uso urbano. A transmissão de potência para as rodas dianteiras é feita por um redutor de par único, e a entrega de torque às rodas acontece de maneira progressiva, sem aquele ímpeto de torque máximo instantâneo que normalmente se encontra em carros elétricos. Provavelmente é uma estratégia de calibração para melhor conservação de energia.
A bateria de fosfato de ferro-lítio de 30,2 kW·h permite alcance de até 302 km pelo benevolente ciclo de teste NEDC (modo econômico), o que na vida real mostrou algo em torno de 230 km, com tendência a ser menor se a opção for uso rodoviário a 110 km/h.
Se por um lado o alcance com uma carga de bateria não é extraordinário, o tempo de carregamento fica mais rápido devido ao pequeno tamanho da bateria e a possibilidade de carga rápida em corrente contínua (DC) de até 50 kW, permitindo ir de 0 a 100% em cerca de 40 minutos. Nos carregadores residenciais de 7 kW, a carga completa é feita em cerca de 5 horas. O carro vem equipado com tomadas no padrão chinês GB/T exigindo cabo adaptador para as tomadas Tipo2 dos carregadores AC, e dificultando a carga rápida (DC) devido à ausência desse tipo de conector nos eletropostos existentes.
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O desempenho geral na cidade ou estrada tem limitações, mas não chega a ser assustador como nosso amigo Josias fez previsão em sua matéria. Em nenhum momento senti caminhões fungando nas minhas costas e muito menos me senti obrigado a circular pela faixa da direita devido à baixa velocidade. As retomadas 40-80 km/h ou 60-110 km/h são equiparáveis a um carro com motor a combustão 1,0 de aspiração atmosférica — com a vantagem de não se ter que preocupar com reduções e subidas de marchas, é só acelerar.
Aventureiro de aparência
Além da maior altura rodagem, a versão EXT traz um tratamento estético para realçar seu perfil aventureiro por meio de barras longitudinais no teto, faixa decorativa nas laterais e inscrição E-JS1 EXT na tampa traseira. As rodas de 14” em liga de alumínio têm desenho exclusivo e os pneus ATR dão mais volume sob o para-lama.
O salão de vendas da concessionaria fica mais alegre com as cores vibrantes que o pequeno carrinho traz e o teto pintado em preto brilhante realça as linhas da carroceria. O interior do veículo fica alegre e chamativo com os frisos e painéis na cor da carroceria que aparecem no painel de instrumentos, console central e revestimento dos bancos.
Tecnologia e conforto
Como bem dito pelo Josias, o E-JS1 EXT traz todo abecedário de siglas de segurança e alguns itens de auxílio ao motorista como o limitador de velocidade, dispositivo muito útil para o dia a dia nas cidades cada vez mais infestadas de radares de velocidade. No entanto, por não ser um carro para uso rodoviário, senti a ausência do controle de velocidade de cruzeiro.
A central multimídia de 10,25 polegadas tem boa resposta ao toque e baixo nível de reflexo. O sistema de áudio tem boa resposta acústica. mas o pareamento de Android Auto e Apple CarPlay exige o uso de cabo USB. O quadro de instrumentos é o ponto destoante no arranjo de telas do painel, pois é pequeno e apresenta velocidade em modo digital apenas. As demais informações como hodômetro, relógio e nível da bateria utilizam fonte muito pequena, dificultando a rápida visualização.
O acionamento (P-R-N-D) do câmbio é por meio da alavanca na coluna de direção no lado direito, onde normalmente encontra-se o controle do limpador de para-brisa. Muitas vezes, parado em semáforos, sob chuva, coloquei o carro em Neutro ou Ré, pois involuntariamente acionava a alavanca seletora — o limpador é acionado pelo pomo da alavanca de seta no lado esquerdo da coluna de direção.
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Acomodar três adultos no banco traseiro seria fácil devido a carroceria de quatro portas, mas considerando o pouco espaço para pernas não é uma tarefa fácil. Em contrapartida, o espaço e conforto nos bancos dianteiros é elogiável, oferecendo boa ergonomia para acesso aos controles, boa visibilidade em todas as direções e facilidade para entrar e sair. Os bancos são revestidos com tecido que imita couro e os bancos dianteiros têm encosto de cabeça integrado aos encostos; na traseira são ajustáveis em altura.
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Conclusão
O JAC E-JS1 foi lançado como o carro elétrico mais barato do Brasil, R$ 149.900, porém o EXT já é oferecido pelo site da marca por R$ 159.900, enquanto o Renault Kwid E-Tech testado recentemente é anunciado por R$ 146.990.
Em termos de desempenho e alcance os dois carros elétricos mais acessíveis do mercado se equivalem, porém o JAC tem desenho próprio e exclusivo da versão elétrica, e acabamento mais requintado. Os materiais empregados no interior do carro, em conjunto com as texturas e cores utilizados deixam o pequeno JAC bem elegante e afasta o preconceito de que se é importado da China é coisa ruim.
GB
FICHA TÉCNICA JAC E-JS1 EXT | |
MOTOR | |
Descrição | Elétrico assincrono transversal dianteiro |
Potência máxima (cv/rpm) | 62/n.d. |
Torque máximo (m·kgf/–) | 15,3 |
TRANSMISSÃO | |
Redutor | Par cilíndrico helicoidal, tração dianteira |
Relação do redutor (:1) | n.d. |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida com motor de passo, indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva (m) | n.d. |
Relação de direção média (:1) | n.d. |
N° de voltas entre batentes | 2,7 |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistência a vácuo por bomba de vácuo, complementado por efeito regenerativo |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiros (Ø mm) | Disco/n.d. |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem de emergência |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 5JX14 |
Pneus | 175/70R14 |
Estepe | Kit de reparo e enchimento |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.180 |
Carga máxima | 450 |
Peso máx. rebocável com/sem freio (kg) | n.d./n.d. |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, hatchback, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | n.d. |
Área frontal (calculada/m²) | 2,057 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 3.650 |
Largura sem/com espelhos | 1.670/n.d. |
Altura | 1.540 |
Distância entre eixos | 2.390 |
Bitola dianteira/traseira | 1.600/1.616 |
Distância mínima do solo | n.d. |
CAPACIDADES | |
Porta-malas (L) | 121 |
Bateria (kW.h) | 30,2 |
Química da bateria | Fosfato de ferro-lítio |
Carregamento da bateria (kW) | 7 (AC) / 40 (DC) |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 10,7 |
Velocidade máxima (km/h) | 110 (limitada) |
MANUTENÇÃO E GARANTIA | |
Garantia total (tempo) | Cinco anos ou 100 mil km Bateria – 8 anos com limite de 160 mil km |
CONTEÚDO DE SÉRIE JAC E-JS1 EXT |
Ajuste elétrico de bordo de altura do facho dos faróis |
Ar-condicionado automático e digital |
Assistente de partida em aclives |
Aviso de cintos desatados |
Bancos revestidos de material sintético que imita couro |
Barras anti-invasivas nas portas |
Bolsas infláveis frontais |
Câmera de ré |
Limitador de velocidade com comando no volante |
Controle de estabilidade e tração |
Engates Isofix e fixação superior para dois bancos infantis |
Faróis com função luz de acompanhamento |
Faróis de neblina |
Luz de rodagem diurna (DRL) de LED |
Monitoramento da pressão dos pneus |
Porta USB sob o console central do painel |
Retrovisor interno prismático |
Sensor de estacionamento traseiro |
Sistema de regeneração de energia elétrica ao levantar o pé do acelerador |
Volante multifunção para comando multimídia e computador de bordo |