Comunicado divulgado na quinta-feira (26/1) pela Toyota Motor Corporation surpreendeu o mundo automobilístico. Nele, a gigante japonesa informava que seu atual presidente executivo, Akio Toyoda (foto de abertura), vai passar à presidência do conselho em 1º de abril próximo, quando Koji Sato assumirá o comando executivo da empresa. Sato é o atual diretor de marca e também presidente da Lexus e Gazoo Racing.
Akido Toyoda, 66 anos, neto de Kiichiro Toyoda, o homem que fundou a Toyota, se tornou presidente executivo da empresa familiar em junho de 2009 e logo implantou uma dinâmica de comando para mudar a filosofia interna, que se caracterizava por um espírito conservador com relação ao design monótono de seus modelos. Apesar de provocar transformação dramática no apelo da marca, foi mantida a tradição de confiabilidade.
Mas Toyoda vive sob pressão nos últimos tempos devido a lenta adesão da marca à total mobilidade elétrica. Embora seja pioneira na tecnologia híbrida — modelo Prius em 1997 —, a empresa tem sido mais lenta do que rivais em desenvolver modelos elétricos, pelos quais o próprio Toyoda já admitiu total falta de entusiasmo. Recentemente ele afirmou fazer parte da “maioria silenciosa”, dentro da indústria automobilística, que duvida que os veículos elétricos a bateria (BEVs) são solução para o futuro.
Autoentusiasta convicto e que, inclusive, compete nas pistas com o pseudônimo de Morizo Kinoshita, devido a problemas políticos dentro da empresa, Akido Toyoda admitiu durante o anúncio das mudanças de gestão na Toyota que: “Por minha forte paixão por carros como aprendi, sou uma pessoa antiquada em relação à digitalização, veículos elétricos e conectados. Não posso ser mais do que sou, essa é minha limitação.”
Em recente entrevista, Toyoda deixou clara sua posição de que uma gama de opções de motorização continuará sendo necessária e por muitos anos — incluindo aquelas que incorporam motores de combustão interna, além dos híbridos em que a Toyota foi pioneira em outras energias alternativas. Sobre a decisão de se afastar do comando, ele acrescentou: “A nova equipe pode fazer o que eu não posso. Preciso dar um passo atrás para permitir que os jovens decidam o novo capítulo de como deve ser o futuro da mobilidade.”
Foi o próprio Toyoda quem indicou Sato como seu sucessor afirmando que o escolhido também é um autoentusiasta e que terá como principal tarefa transformar a Toyota em uma “empresa de mobilidade”, embora ainda não esteja muito claro de como será esta estratégia. Portanto, parece que não existem motivos para que o afastamento de Akido Toyoda das operações diárias vá diminuir a dinâmica filosofia atual da Toyota.
RM