O mais premiado jogador da História do Futebol, único a ganhar três títulos de Copa do Mundo, com a Seleção brasileira, além de dois Mundiais Interclubes, com o Santos Futebol Clube, também ganhou muitos presentes, inclusive automóveis. O primeiro deles tem uma história bastante curiosa. Foi logo após a Copa do Mundo de 1958, na qual seu talento foi revelado ao mundo, e ele recebeu uma homenagem na cidade paulista de Bauru, onde viveu.
O então prefeito de Bauru, Nicola Avallone Junior, fez uma parceria com a Indústrias Romi para presentear o futuro “Rei do Futebol” com um Romi-Isetta (foto de abertura), o minicarro de origem italiana que a empresa de Santa Bárbara d’Oeste, também no interior de São Paulo, produziu no Brasil de 1956 a 1961 sob licença da italiana Isomotoveicoli. Relatos de quem participou da festa indicam, entretanto, que Pelé ficou um pouco decepcionado.
Isto, porque, ao chegar ao evento o “presente” estava “embrulhado” dentro de uma enorme caixa, com mais de quatro metros de comprimento e cerca dois de altura, de onde saiu p minúsculo Romi-Isetta, que media 2.285 mm de comprimento, e 1.340 mm de altura. Dizem que o jovem, com apenas 17 anos de idade na época, não escondeu sua decepção, talvez acreditando que iria ganhar um automóvel maior.
Pouco tempo depois, entretanto, Pelé ganharia seu primeiro carro de verdade, pelo menos em tamanho: um dos primeiros Volkswagen Sedan fabricados no Brasil. Esta também outra história curiosa. Apesar de muitas publicações divulgarem de que ele ganhou o Fusca em 1956, ano em que ainda estava começando sua carreira no Santos FC, o modelo apresentado nas fotos já tinha o vidro traseiro retangular em vez de oval, versão que fez sua estreia mundial no Salão de Frankfurt, em setembro de 1957. Portanto, este presente, bem provavelmente, foi dado em 1959, quando o Fusca passou a ser fabricado no Brasil em São Bernardo do Campo, em janeiro de 1959, jáá também com o novo vidro traseiro, mas ainda com o indicador de direção semafórico (“bananinha”) montado na coluna central.
Em seguida, Pelé ganharia seu primeiro “carrão”: o Aero-Willys 2600, lançado no 3° Salão do Automóvel de São Paulo, de 24/11 a 9/12 de 1962. O presente fez parte de uma ação mercadológica realizada pela Willys-Overland do Brasil, que também presenteou com o mesmo modelo outro campeão mundial: o vitorioso pugilista Éder Jofre.
Vale destacar também a relação de Pelé com a Mercedes-Benz. O primeiro carro dele com a estrela de três pontas foi um 220 S, série W111, denominado Heckflosse, em alemão, ou fintail, em inglês, devido ao desenho dos para-lamas traseiros definido como cauda de barbatana. Este modelo ficou em linha de produção de1959 a 1968. Também, segundo consta, não se sabe se foi Pelé mesmo quem se presenteou, mas pelas fotos de divulgação com ele “a rigor”, ao lado do carro, pode muito bem ter sido uma ação promocional da própria Mercedes-Benz. Segundo consta, este modelo ainda faz parte do acervo do futebolista, que faleceu no dia 29 último.
Já outro Mercedes de Pelé foi presente do empresário alemão Roland Endler, grande amigo do esportista e que também comandava uma indústria especializada em produtos e equipamentos de solda, que fornecia para a indústria automobilística alemã e, inclusive, abriu uma filial de sua empresa aqui no Brasil. O presente, um Mercedes 250 cupê, da série W114, foi em comemoração ao Milésimo Gol feito por Pelé em competições oficiais, feito no dia 19 de novembro de 1969, no Maracanã.. A placa do carro destacava o número 1000.
Posteriormente, a Mercedes-Benz, segundo consta, fez uma proposta para Pelé trocando o 250, pelo 280 SE cupê, Série W108. Alguns anos depois ele vendeu o carro, que acabou sendo resgatado pela própria Mercedes, em 2004, depois de passar pelas mãos de dezoito proprietários. Totalmente restaurado nas oficinas da fábrica, ele foi novamente presenteado ao Rei do Futebol na comemoração do 35° aniversário de seu milésimo gol.
RM