Em entrevista à revista inglesa Car, o presidente da Porsche, Oliver Blume, confirmou que o projeto do 911 híbrido já está sendo encaminhado. “Nossa proposta é oferecer em cada um dos segmentos que atuamos — esportivos de duas portas, sedãs de quatro portas e suves —uma versão com motor de combustão, uma versão híbrida e uma versão totalmente elétrica”, afirmou Blume. “Em relação específica a modelos de duas portas, estamos analisando um sistema hibrido muito esportivo para o 911, mas continuaremos a oferecer, por enquanto, este modelo só com motor a combustão. Antes disso teremos um 718 totalmente elétrico, conforme já anunciamos.”
Blume não antecipou uma data específica para o lançamento do 911 híbrido e, embora tenha reafirmado que a meta da Porsche é atingir 80% das vendas com modelos eletrificados, até 2030, fez questão de acrescentar que em relação ao 911 isso será feito sem muita pressa. “Este é o modelo icônico da marca e que manteremos, enquanto puder, com motor a combustão como carro-chefe”.
Conforme especulação da revista americana Road & Track, o Porsche 911/ 992 deverá ganhar um facelift nos próximos dois anos e, embora isso possa representar uma oportunidade para a marca lançar a versão híbrida, é bem provável que ela só deverá ser adotada no final da década, quando o projeto de uma nova plataforma permitirá aos engenheiros “achar” espaço não só para a bateria do híbrido, como também para a versão totalmente elétrica. Ainda segundo a R&T a atual plataforma 992, do 911, não possibilita espaço suficiente para acomodar uma bateria, sem afetar o conforto e a área de bagagem.
RM