CAMIONETA FAMILIAR M3 DE ATÉ 610 cv
A AC Schnitzer, tradicional empresa alemã na customização de modelos BMW, não perdeu tempo e já desenvolveu sua versão potenciada para a M3 Touring, que foi lançada recentemente pela fábrica da Bavária. Por sinal, pela primeira vez a BMW criou uma opção M para sua versão camioneta (“perua”), com motor de seis cilindros em linha M TwinPower Turbo e potência de 510 cv. O modelo esportivo da BMW também tem câmbio automático epicíclico M Steptronic de oito marchas, sistema de tração integral M xDrive com Drivelogic, que divide a tração entre as quatro rodas conforme necessário.
Era apenas uma questão de tempo para que a AC Schnitzer começasse a desenvolver componentes específicos para este novo modelo. A começar por detalhes diferenciadores na carroceria, moldados em compósito de fibra de carbono, que proporcionam visual bem mais intimidante e também otimizam a aerodinâmica provocando maior força descendente. Para isso, foram desenvolvidos novo defletor na dianteira (splitter) e para o teto na traseira, difusor traseiro maior, saias e pequenos defletores laterais. Rodas de 20 polegadas com desenho exclusivo completam o pacote visual.
Na mecânica destaca-se o trabalho de modificação do motor, para o qual a Schnitzer desenvolveu dois mapas de otimização. O primeiro (Stage I) os 510 cv do modelo original vão para 590 cv e o torque de 66,2 para 76,5 m·kgf No segundo (Stage II), a potência máxima é de 610 cv, mas o torque permanece em 76,5 m·kgf. Além disso, foi desenvolvido sistema de escapamento mais eficaz e com sonoridade mais potente. Para completar, o sistema regulável molas e amortecedores concêntricos possibilita rebaixar a altura de rodagem em até 20 mm.
CHEVROLET TRAILBLAZER DE CARA NOVA
A Chevrolet apresentou o modelo Trailblazer 2024, suve compacto que é comercializado no mercado americano e recebeu detalhes de atualização no estilo, com novo design na dianteira e traseira, rodas específicas para cada versão de acabamento, incluindo com o aro maior de 19 polegadas para o esportivo RS.
Externamente foram redesenhados a grade, faróis, para-choques e lanternas traseiras. A versão Activ mantém design de grade próprio e detalhes que procuram proporcionar visual mais robusto. Além disso, o modelo ganhou mais duas opções na paleta de cores: novas cores são cobre Harbor e e verde Cactus.
Internamente a novidade é o painel digital de informações ao motorista, agora com tela de 8”, além da tela bem maior de 11”e tátil para o sistema de infotenimento. Essa nova tela é padrão e oferece conexão via Bluetooth (sem fio) com os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay..
O motor do Trailblazer 2024 é de três cilindros em linha turbocarregado de 1,2 litro e 137 cv acoplado a câmbio automático CVT, come tração dianteira. É oferecida a opção de motor também de três cilindro 1,3-litro de 155 cv com câmbio automático epicíclico de nove marchas e a tração nas quatro rodas opcional.
COMEMORAÇÕES NA ALFA ROMEO
A Stellantis está preparando comemorações especiais, este ano, para relembrar duas importantes datas para a marca Alfa Romeo: os 100 anos do Quadrifoglio e 60 anos da Autodelta. Para isso, dois logotipos redesenhados foram apresentados esta semana, quando também foram divulgados datas dos eventos comemorativos, que vão se desenrolar durante o ano.
Para os apaixonados pela marca do Cuore Sportivo, são dois momentos importantes. O Quadrifoglio (trevo de quatro folhas que é sinal de sorte) apareceu pela primeira vez em um modelos Alfa Romeo em 25 de junho de 1923. A ideia foi Ugo Sivocci, piloto talentoso, mas um tanto azarado, que resolveu pintar em seu carro um quadrado branco no qual aplicou o trevo verde de quatro folhas para afastar a má sorte.
Isso foi na Targa Florio de 1923, quando a então recém-criada equipe Alfa Romeo inscreveu quatro carros para os pilotos Antonio Ascari, Enzo Ferrari, Giulio Masetti e Ugo Sivocci. E parece que Sivocci tinha razão, depois de uma disputa com o companheiro de equipe Antonio Ascari, ele cruzou a linha de chegada como vencedor, garantindo à Alfa Romeo sua primeira e importante vitória internacional.
Três mees meses depois, em 8 de setembro de 1923, Sivocci perdeu a vida na pista de Monza, durante os treinos para o 1º Grande Prêmio da Europa. Por falta de tempo, ele não conseguiu pintar na carroceria de seu carro o “talismã” que lhe deu sorte na Targa Florio. O fato de ter batido em um veículo que não tinha o quadrifoglio impressionou pilotos, mecânicos e técnicos do mundo das competições.
Em memória de Sivocci, a partir da temporada de 1924 as carrocerias dos carros de corrida Alfa Romeo foram decoradas com o trevo verde de quatro folhas, mas o quadrado branco foi substituído por um triângulo para indicar sua ausência, e o símbolo permanece assim até hoje. Ugo Sivocci era amigo e foi ele quem indicou de Enzo Ferrari para pilotar para a equipe Alfa Romeo.
Já a Autodelta SpA, denominação do departamento de competição da Alfa Romeo nas décadas de 1960 e 70, era uma empresa independente fundada em 1962 como Auto-Delta, por Carlo Chiti e Lodovico Chizzola, ex-engenheiros da Alfa Romeo e da Ferrari. Em 5 de março de 1963 ela tornou-se oficialmente departamento da Alfa Romeo, com o objetivo de promover o retorno da marca ao topo do automobilismo, após sua retirada das competições no começo da década de 1950.
O primeiro modelo desenvolvido em conjunto com a Alfa Romeo e a Autodelta foi o Giulia TZ, lançado em junho de 1962, que obteve muitas vitórias em campeonatos de Grã-Turismo. Posteriormente foi responsável pelo sucesso da Alfa Romeo nas competições de carros de Turismo, com os Alfa GT, GTA e GTAm. Em seguida, a Autodelta passou a representar a Alfa Romeo no Campeonato Mundial de Carros Esporte, que venceu entre os construtores em 1975 e 1977, com o Alfa Tipo 33.
RM