SUZUKI E TOYOTA PODEM ESTAR DESENVOLVENDO UM ESPORTIVO PEQUENO
Rumores de que a Toyota e a Suzuki estão desenvolvendo em conjunto um novo modelo esportivo pequeno (foto: Motor1.com) foram relatados esta semana pelo site Motor1.com, tendo como base artigo da revista japonesa, Best Car. Os rumores que já estão circulando online detalham que a Suzuki está com a incumbência de supostamente desenvolver o motor, enquanto a Toyota procura adaptar a suspensão do atual Yaris para o novo esportivo.
Além da Suzuki e Toyota, a Daihatsu, que é controlada pela Toyota, também está envolvida no projeto, mas é desconhecida qual é a participação da tradicional marca de kei cars no desenvolvimento. Conforme as especulações o modelo será cupê de dois lugares com motor de três cilindros, 1 litro e 120 cv montado centralmente. Especula-se que o projeto tenha sido inspirado no popular Toyota MR2.
Entretanto, nada foi anunciado oficialmente, nenhum nome ou qualquer outro detalhe. Tudo por enquanto não passa de especulação alimentada por conceitos recentes, como o Toyota Sports EV (foto).
GENERIS PREPARA LANÇAMENTO DO SUVE ELECTRIFIED GV70 NO MERCAOD AMERICANO
(Fotos. Divulgação Genesis)
Apesar de ainda não ter revelado todos os detalhes do Suve Electrified GV70, a Genesis já anunciou que o lançamento do seu terceiro modelo totalmente elétrico será feito inicialmente no mercado americano, ainda este ano. Por sinal, o GV70 será construído na fábrica da Hyundai em Montgomery, Alabama, e vai ser o primeiro EV da Genesis fabricado nos Estados Unidos e o primeiro modelo da marca premium do Grupo Hyundai montado fora da Coreia do Sul.
O trem de força com bateria de 77,4 kW·h e dois motores elétricos de 136 cv, conforme destaca a Genesis, produz até 429 cv de potência em condições normais, mas haverá um modo de aumento de desempenho que pode chegar a até 483 cv por até 10 segundos. Outros detalhes, incluindo classificações de eficiência e alcance, serão anunciados mais perto do lançamento ainda este ano.
Todas as versões do Electrified GV70 também terão suspensão controlada eletronicamente, com visualização da estrada, que usa a câmera frontal para ajustar automaticamente a suspensão para enfrentar obstáculos outras condições de superfície perceptíveis na pista. Sistemas de assistência avançada é padrão no Electrified GV70, incluindo prevenção de colisão dianteira, manutenção de faixa e assistência para acompanhamento de faixa, assistência para prevenção de colisão em ponto cego e tráfego transversal à retaguarda, assistência para direção em rodovia e controle de cruzeiro inteligente com capacidade de para e anda.
GUERRA NA UCRÂNIA ANTECIPA FIM DAS VENDAS DO LADA NIVA NA INGLATERRA
Conforme divulgado pelo site da revista Autocar, a mais antiga publicação especializada em automóveis (editada desde 1895), um importador independente com sede em Londres e que se especializou em distribuir o Lada Niva no Reino Unido acabou8 de “jogar a toalha” e vai encerrar as importações do off-road russo.
O empresário Mark Key, que importou seu primeiro Niva para o Reino Unido em 2010, afirmou que as sanções comerciais impostas contra a Rússia, após a invasão da Ucrânia, inviabilizaram sua atividade. “Acabou: ponto final do negócio”, disse ele reconhecendo, entretanto, que o número estimado já em 200.000 mortos e que aumenta diariamente, torna seu problema trivial em relação a difícil situação na Ucrânia.
Key contou que se interessou pelo Niva depois de reconhecer o potencial do carro durante férias de esqui nos Alpes, quando ele notou que o Niva era um dos poucos modelos confiáveis ??para enfrentar as difíceis condições na neve. “Notei também que havia espaço no Reino Unido para um 4×4 prático e sem muita tecnologia, que fosse maior que o Suzuki Jimny, mas menor que o Land Rover.”
O processo para iniciar a importação, no entanto, foi complicado: “Mandei vários e-mails e cartas para a embaixada russa, mas que não deram resultado. Finalmente, recebi uma resposta positiva de um agente de exportação da Lada. Encomendei um Niva branco de três portas. Demorou apenas duas semanas para chegar aqui na Inglaterra.”
Deste começo modesto do negócio, o importador lembra que precisou desenvolver uma compreensão de como a Avtovaz operava. “Enviávamos um pedido de carro vermelho ou azul — e a resposta voltava: ‘Este mês só faremos na cor branca. Você quer o branco?’ —Nenhuma outra opção estava disponível”, lembra o negociante.
O empresário contou que havia um fluxo constante de clientes e ele previa importar em torno de 90 unidades em 2022, isso antes do início do conflito. Key ainda tentou uma última cartada: “Entrei em contato com a embaixada do Cazaquistão para importar um suprimento de Nivas fabricados naquele país, mas eles só queriam vender em grandes quantidades. Além disso, a rota para chegar até a Inglaterra era ainda mais desafiadora”.
RM