O dia 24 de fevereiro foi escolhido como o Dia do Piloto de Helicóptero.
Embora essa data aparentemente seja mais uma daquelas datas batidas, inventadas para comemorar alguma coisa que ninguém sabe o que é, 24 de fevereiro marcou o dia de uma tragédia que marcou a cidade de São Paulo em que pilotos de helicóptero tiveram participação voluntária e incessante no salvamento de mais de 500 pessoas.
Neste dia, no ano de 1972, há 51 anos, por volta das 16h00, as chamas consumiam o Edifício Andraus, na Rua Pedro Américo, no centro de São Paulo. Neste dia, Arnaldo Negreiros, em voo com um Hughes 300 e o piloto Walmir Sayão, com um Fairchild Hiller FH-1100 da Companhia de Águas do Estado de São Paulo chegaram juntos ao local, e de repente outros aparelhos começaram a chegar no auxílio para o salvamento daqueles que haviam subido para o telhado do edifício.
A operação, embora espontânea, contou com toda uma segurança envolvendo os envolvidos, pois havia coordenação entre os pilotos para a grande operação de salvamento.
Participaram dos voos de e da atividade de coordenação de salvamento os comandantes Arnaldo Negreiros (Hughes 300), José Fernando Portugal Motta (Bell 206B Jet Ranger), Carlos Henrique de Campos Zanini (Bell 206B Jet Ranger), Walmir Sayão (Fairchild Hiller FH-1100), Olendino Francisco de Souza (Bell 204), Leo Waddington Rosa (Hughes 300), Sílvio de Almeida Monteiro (Hughes 300), Hélio de Abreu Fonseca (Fairchild Hiller FH-1100), Thelmo de Torres Ayres (Bell 206 Jet Ranger), Cláudio Finatti (Enstron F-28), e Sérgio Bering Dias Pereira (Enstron F-28).
Explicado por que hoje é o Dia do Piloto de Helicóptero, o AUTOentusiastas reverencia esses verdadeiros heróis — alguns não estão mais entre nós — e se solidariza com as famílias que perderam sues entes queridos nesse pavoroso sinistro.
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