A chinesa Zeekr divulgou na semana passada as primeiras imagens de seu terceiro modelo, o crossover X, que amplia a linha dessa nova marca, após a shooting brake (camioneta) Zeekr 001, apresentado em 2020, e do MPV Zeekr 009, minivan de luxo apresentado em 2022, mas que só vai ser comercializado nos próximos meses e, inicialmente, apenas no mercado chinês. Da mesma maneira, o crossover X que está sendo divulgado agora só deverá começar a ser comercializado, na China, no começo do próximo ano.
Tamanho apetite pode surpreender, mas a Zeekr faz parte do conglomerado Geely, que apesar de ser apenas o sétimo maior fabricante de veículos da China é, talvez, aquele com maior visibilidade na indústria mundial de automóveis. Além de controlar a Volvo Cars e a Lotus Cars, também tem participação na Mercedes-Banz e na Aston Martin. Como a Geely é propriedade privada do bilionário chinês Li Shufu, ele também é o maior acionista individual da Mercedes-Benz, com participação de 9,8% na gigante alemã.
A Zeekr faz parte da estratégia da Geely em procurar investir nos nichos de mercado. Até sua denominação tem este foco já que faz a união do Z, de Geração Z, que se refere àqueles que nasceram a partir da segunda metade da década de 1990, com o termo geek, usado desde os anos noventa para se referir aos fãs de tecnologia. Geralmente jovens que nasceram no momento de maior expansão tecnológica proporcionada pela popularização da internet. Por isso, a denominação Zeekr Intelligent Technology.
Embora os modelos Zeekr deverão ser vendidos inicialmente apenas na China, o design do crossover X foi elaborado nas instalações da empresa em Gotemburgo, Suécia, também local da sede da Volvo. O estilo do novo modelo Zeekr segue o conceito da marca Lynk & Co, joint-venture da Geely com a Volvo, com foco em modelos inovadores voltados para a conectividade com a internet e que tem como alvo um grupo demográfico formado por jovens profissionais com até 35 anos de idade.
Zeekr não informou detalhes pormenorizados sobre o trem de força do seu novo modelo, mas o crossover elétrico deve utilizar a mesma plataforma Sustainable Experience Architecture, que foi adaptada para ser a base de uma variedade de modelos das marcas do Grupo Geely, como o Lotus Eletre e o Polestar 5. Mais detalhes devem ser revelados nos próximos meses, com a apresentação oficial do novo modelo prevista para abril, quando a marca pode anunciar também sua expansão para o mercado mundial.
RM