Com uma nova plataforma específica para motor longitudinal, motorização elétrica e interior requintado, a Mazda apresentou seu novo modelo CX-90 2024. A proposta da marca japonesas com o novo modelo é de conquistar espaço no topo do mercado dos suves.
A nova plataforma também traz como principal novidade o motor de seis cilindros em linha, 3,3 litros turbocarregador de 340 cv de potência e 51 m·kgf e que incorpora também sistema híbrido leve, com apoio de bateria de 48 volts.
Mas há também outra versão, com configuração híbrida plug-in, que é dotada de motor de quatro cilindros em linha de 2,5 litros e bateria de 17,8 kW·h. Este conjunto produz 323 cv de potência e 51 m·kgf.
Novo câmbio automático, de oito marchas, é padrão nas duas versões de motor, mas sua configuração não é convencional: no lugar do conversor de torque vai a embreagem multidisco em banho de óleo, sistema que também é utilizado atualmente pela AMG.
Tanto na versão com o seis em linha, como na de quatro cilindros, o motor elétrico é colocado entre o motor e o câmbio, mas no híbrido plug-in o motor elétrico mais potente e sua bateria deverá possibilitar alcance em torno de 30 a 50 quilômetros em modo elétrico apenas.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las
0A opção da Mazda em adotar plataforma de motor longitudinal tem como objetivo um reposicionamento da marca no topo do segmento de suves, utilizando configuração de plataforma semelhante aos do BMW X5 e Mercedes GLE, contra as quais a Mazda pretende disputar espaço no mercado.
Por isso, a tração nas quatro rodas padrão é configurada para privilegiar distribuição de torque maior nas rodas traseiras, mas a Mazda não divulgou mais detalhes, que só deverão ser informadas quando do lançamento oficial do modelo programado para a primavera no hemisfério norte.
A nova plataforma também proporciona visual mais imponente ao CX-90. A relação painel-eixo, ou seja, a distância entre o eixo dianteiro e o painel, é comumente vista como uma característica diferenciadora nos modelos de luxo, pois sugere algo muito mais elegante.
Mais comprido e largo do que o CX-9, ao qual vai suceder no mercado, o CX-90 será oferecido com três configurações na cabine para: seis, sete ou até oito lugares, motorista incluído. Segundo a Mazda, a largura extra da plataforma permite que a terceira fileira também acomode três pessoas.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las
Apesar de mais espaçoso em largura, este terceiro banco no CX-90 sofre com o piso do assoalho alto, o que significa que passageiros maiores sofrerão para se acomodar. Por outro lado, tem mais espaço para carga quando os bancos são rebatidos, já que eles dobram até o piso.
A Mazda procurou destacar detalhes de requinte neste interior espaçoso, com materiais nobres. Revestimento do painel em tecido, costura intricada, detalhes em madeira de cor clara e couro macio combinam para proporcionar ambiente bem sofisticado.
RM