O Musée de L’Aventure Peugeot, localizado na sede da empresa, em Sochaux, França, inaugurou ontem (23/2), uma exposição especial com arquivos de fotos e de vídeos, além da exposição de doze versões do Peugeot 205, para comemorar os 40 anos de lançamento deste modelo muito popular, que é considerado um divisor de águas na história da tradicional marca francesa.
Lançado comercialmente em 24 de fevereiro de 1983, o Peugeot 205 marcou uma reviravolta na então conservadora filosofia comercial da marca, numa espécie de transição para era moderna da indústria automobilística, tanto no que se refere as características de projeto e produção, como na estratégia de marketing e também na atividade no automobilismo esportivo.
Esta é a retrospectiva de uma história épica e sedutora, que acabou originando uma longa lista de modelos urbanos Peugeot, que o sucederam também com muito sucesso. Nesta trajetória se destaca a figura de Jean Boillot, membro do conselho de administração da Peugeot no final da década de 1970, diretor-geral da empresa de 1982 a 1984 e seu presidente de1984 a 1990.
Foi Boillot quem, em um momento difícil da marca, sugeriu o ambicioso projeto de um novo modelo pequeno, mas que deveria ser muito mais do que apenas um veículo urbano, principalmente um carro multiuso de preço acessível, tão confortável na cidade, quanto nas estradas rurais e com espaço suficiente para transportar uma pequena família.
Apesar de contar de longa data com o apoio da Pininfarina, foram os estilistas da própria fábrica que venceram a batalha dentro da Peugeot desenvolvendo proposta de design muito moderno e fluido, que inaugurou sinais distintivos que seriam reprisados nos futuros modelos Peugeot, como a grade com barras horizontais e a faixa entre as luzes traseiras.
Em termos de design, bem como de tecnologia e marketing, o Peugeot 205 mudou o jogo dentro da empresa. Compacto, mas espaçoso, prático com sua carroceria hatchback, eficiente e econômico ao mesmo tempo, adaptado a múltiplas utilizações, foi também o primeiro modelo da marca a utilizar barras de torção na traseira para liberar mais espaço no compartimento de bagagem e passageiros.
Outro detalhe a destacar, ele foi o primeiro modelo pequeno Peugeot a ter uma ampla e variada gama de motores, que ia de 45 cv a 200 cv. Desde o lançamento em 1983, o 205 já tinha quatro opções motor a gasolina e um Diesel. E também podia ter câmbio automático, opção rara no seu segmento de mercado na época.
O Peugeot 205 foi também o primeiro modelo dotado do motor Diesel da família XU: o XUD7 de quatro cilindros e 1.769 cm3, de 60 cv, sendo assim o primeiro automóvel francês pequeno, a diesel, e primeiro modelo pequeno Diesel com desempenho equivalente a dos modelos a gasolina, mas com consumo muito inferior 25 km/l em média.
Rapidamente a gama de modelos foi aumentada com as versões esportivas GTI e o Turbo 16, com carroceria de 3 portas, que possibilitaram a marca se destacar na categoria-rainha do Campeonato Mundial de Rali, no famoso Grupo B, com o impressionante 205 Turbo 16. A participação em competições também foi uma ferramenta poderosa para promover o 205 e a marca Peugeot, que ganhou um espírito jovial.
Em 1985 e 1986, com o 205 Turbo 16, a Peugeot conquistou os títulos mundiais de rali entre os construtores e também de pilotos, com Timo Salonen, em 1985, e Juha Kankkunen, em 1986. Com o cancelamento do Grupo B no final de 1986, a marca francesa desenvolveu o 205 T16 para participar do Rally Paris-Dakar, que venceu em 1987 e 1988, com os pilotos Ari Vatanen, em 1987, e Juha Kankkunen, em 1988.
Em 1998, após 15 anos e 5.278.050 unidades produzidas, o Peugeot 205 saiu de linha. A marca francesa costuma destacar que para os entusiastas de automóveis, o modelo continua sendo o “número sagrado”, que possibilitou a Peugeot construir as bases para o desenvolvimento de uma bem-sucedida linha de modelos urbanos de sucesso, como o Peugeot 206, o Peugeot 207 e atualmente o Peugeot 208.
Linha do tempo do Peugeot 205
- 24 de fevereiro de 1983: Lançamento do modelo na versão 5 portas.
- 1984: lançamento da versão 3-portase do205 GTI, como de 1,6 litro e 106,5 cv, comercialização do 205 Turbo 16, primeira vitória no Campeonato do Mundo de Rali, na Finlândia.
- 1985: Com o 205 Turbo 16 a Peugeot conquista o Campeonato do Mundo de Rali, com o piloto Timo Salonen, e o milionésimo 205 sai da fábrica de Mulhouse
- 1986: Lançamento do Peugeot 205 Cabriolet, do GTI 116 e 132 cv. Com o 205 Turbo 16 a Peugeot é novamente Campeã do Mundo de Rali, com o piloto Juha Kankkunen.
- 1987: O Peugeot 205 Turbo 16 vence o Rally Paris-Dakar
- 1988: Lançamento do Peugeot 205 Rallye, segunda vitória do Peugeot 205 Turbo 16 no Paris-Dakar.
- 1989: Lançamento da versão especial Peugeot 205 Roland Garros
- 1990: Lançamento do Peugeot 205 Diesel Turbo
- 1993: Fim da produção do Peugeot 205 GTI
- 1995: Fim da produção do Peugeot 205 Cabriolet
- 1998: O Peugeot205 é substituído pelo 206
RM