Apresentado no Salão de Tóquio, em janeiro, o Renault Mégane R.S. Ultime é o derradeiro modelo a receber a identificação que distinguiu toda gama de projetos especiais desenvolvida pela Renault Sport. Por quase 30 anos, esta divisão foi responsável pelo desenvolvimento de projetos de alto desempenho para modelos de série da marca do losango, mas a partir de maio de 2021 passou a ser denominada Alpine Cars.
A grife R.S. surgiu oficialmente em 1995, no Salão de Genebra, quando foi apresentado do projeto “W94”, que recebeu a denominação Spider Renault Sport. Era um roadster de dois lugares, com chassi de alumínio e motor em posição central-traseira. Primeiro modelo de produção em série com a assinatura Renault Sport, teve seu projeto motivado pelo sucesso alcançado pelo Clio Williams e marcou a história dos modelos especiais Renault.
O charmoso roadster foi desenvolvido pela equipe da Renault Sport, que ficava baseada em Les Ulis, no sudoeste da região metropolitana de Paris, e o esportivo foi fabricado em Dieppe, nas oficinas da Alpine, de1995 a 1999. Após o encerramento da produção do Spider, a Renault Sport focou no desenvolvimento de projetos especiais tendo como base apenas modelos de grande série e o primeiro foi o Clio R.S.
A partir do ano 2000, a Renault Sport se concentrou no projeto de desenvolvimento e afinação da segunda geração do Renault Clio, que na versão R.S. teve desempenhos superiores aos do Clio Williams, mas com visual bem mais discreto. Com ele, os engenheiros cuidaram de materializar a filosofia que sempre guiou a divisão R.S. de paixão pelo desempenho e pelo prazer de dirigir.
A terceira e quarta gerações do Clio também tiveram versão desenvolvida pela Renault Sport, mas a que mais impactou foi o Clio R.S. V-6, lançado no mesmo ano que o Clio 2 R.S. Com caixas de rodas avantajadas e motor de 230 cv em posição central-traseira, o Clio V-6 vinha com visual bastante ousado e é hoje um modelo de coleção bastante procurado, com preço que pode chegar atualmente a 100 mil euros! (R$ 550 mil)
Toda esta trajetória foi testemunha por Laurent Hurgon, piloto de testes e desenvolvimento na Renault Sport e agora da Alpine. “Me considero um cara de sorte por ter trabalhado durante todos esses anos na Renault Sport. Sei que fazer o que faço, tendo a missão de contribuir no desenvolvimento e transformação de veículos de produção em série para alto desempenho é o sonho de muitos entusiastas do automobilismo.”
Relembrando modelos emblemáticos da gama Renault Sport, Laurent Hurgon fala sobre o desenvolvimento da tração nas quatro rodas. “Quando dirigi o Mégane com esta tecnologia pela primeira vez, era como se eu estivesse começando a dirigri novamente! Foi uma verdadeira revolução que acabou beneficiando todos os modelos Mégane R.S. que vieram na sequência”.
O Mégane R26R foi a primeira versão deste modelo a receber a assinatura Renault Sport e foi, em parte, desenvolvida no mítico circuito de Nürburgring, e no qual bateu recordes rodando no Nordschleife, o sinuoso anel norte, que tem 20,8 quilômetros de extensão e, atualmente, 154 curvas. “É um circuito absolutamente incrível para desenvolvimento, pois tem todo tipo de curva, lentas e médias até superrápidas, e exige muito do carro.”
Além do desenvolvimento também foram quebrados recordes em Nürburgring O primeiro foi em 2008, com Vincent Bayle ao volante do Mégane R26R. Depois, Laurent Hurgon bateu outros três: em 2011 com o Mégane 3 Trophy, em 2014 com o Mégane 3 Trophy-R e, 2019, com o Mégane 4 Trophy-R. “Essa foi uma aventura excepcional. Tenho grande orgulho de ter participado disso. Foi um privilégio que jamais esquecerei”.
Ao volante de diferentes versões do Mégane, Laurent Hurgon estabeleceu uma relação muito próxima com dois deles. “O R26R e o Mégane 4 Trophy-R. Foi o que deu mais trabalho. Definimos um patamar realmente elevado em termos de desempenho e por isso o desenvolvimento nos mobilizou ao máximo. Quando batemos o recorde em Nürburgring, foi o único modelo que me fez repetir a tentativa na pista”.
O Renault Mégane R.S. Ultime tem motor de 4 cilindros em linha, de 1,8 litro turbo de 300 cv e 42,8 m·kgf. O câmbio é dupla-embreagem de seis marchas para o mercado europeu, e manual de seis marchas para outros mercados. Sistema de direção 4Control nas 4 rodas e diferencial Torsen, que é mecânico. A velocidade máxima é de 260 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 seg.
O Mégane R.S. Ultime é uma série limitada a 1976 unidades, referência ao ano de fundação da Renault Sport, 1976. Cada uma delas vem com uma placa metálica numerada na seção inferior do console, assinada por Laurent Hurgon, o piloto e especialista em desenvolvimento que bateu recordes em Nürburgring, Suzuka e Spa-Francorchamps, com as versões do Mégane R.S.
Deve ser lembrado o trabalho da Renault Sport no Sandero que resultou no Sandero R.S, versão esportivada lançada no Brasil em 2015 e descontinuada em dezembro de 2021, que fez de um pacto Sandero um carro de caráter esportivo excepcional desejado e apreciado por autoentusiastas. Seu conjunto de motor 2-litros, câmbio de sies marchas com ré sincronizada, freios a disco nas quatro rodas, pneus 205/45R17 e altura de rodagem menor proporcionava imenso prazer de dirigir. Foram ´produzidas pouco mais de 4.500 unidades.
RM