Em declarações para imprensa especializada europeia, na semana passada, o executivo-chefe da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato, confirmou que até 2026 toda a linha de modelos da marca milanesa será de EVs. Esta mudança para a eletrificação significa a morte do V-6 twin-turbo de 2,9 litros, da atual gama Giulia, e também o fim de uma tradição de 100 anos de vanguarda de motores Alfa Romeo a combustão, parte importante do “Cuore Sportivo”.
Ainda, segundo Imparato, o sedã Giulia, que ganhou atualização visual este ano, continuará a ser o carro-chefe da marca, mas passará a ser constituído da plataforma EV STLA Large do Grupo Stellantis. Esta plataforma possibilita opções de tração dianteira, traseira e nas quatro rodas. A versão básica deverá ter apenas tração traseira, enquanto os modelos mais potentes terão tração integral.
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O executivo-chefe da Alfa também surpreendeu ao afirmar a potência dos EVs da futura linha Giulia: “A versão básica terá 350 cv, a Veloce 800 cv e a esportiva Quadrifoglio 1.000 cv”, afirmou Imparato, destacando também que toda linha terá arquitetura de alimentação de 800 volts, como o Porsche Taycan, para recarga rápida e alcance de 700 km na versão Quadrifolgio de elevado desempenho.
Questionado sobre como os tradicionais clientes da marca reagirão com uma transformação tão radical, Imparato procurou minimizar. “Temos que projetar o Giulia que amamos, um Alfa Romeo como todos queremos, e manter o caráter e tradição da marca, apesar da eletrificação. Não quero que o cliente se sinta incomodado em mudar para EV. A questão não é mudar para EV, mas sim obter desempenho, comportamento dinâmico e a agilidade corretos.”
O executivo-chefe da Alfa prometeu que os EVs da marca, como o Giulia, serão uma substituição sem concessões com relação aos modelos a gasolina, e também sem problemas de alcance e reabastecimento. O Veloce e o Quadrifoglio, que virão com tração integral, poderão ter configuração semelhante à do Maserati GranTurismo Folgore, que tem três motores elétricos, um na frente e dois atrás.
Outra novidade divulgada por Imparato se refere ao projeto de um modelo maior e luxuoso para a Alfa entrar no segmento topo de mercado, que ele considera muito importante para cativar os ricos clientes chineses e americanos. “Em 2027 estamos planejando entrar no segmento “E” do mercado. Mas, por enquanto, a proposta está congelada, em termos de intenção e design, até o final de 2023.”
RM