Kia EV9, o novo suve da marca coreana
A Kia deverá apresentar no Salão do Automóvel de Nova York, que será realizado de 7 a 16 de abril próximo, seu novo suve 100% elétrico de 7 lugares, o Kia EV9 (foto de abertura). Com design de visual minimalista em blocos, mantém fiel ao conceito apresentado em 2021. A marca divulgou as primeiras imagens, mas não informou detalhes técnicos referentes ao trem de força, a capacidade da bateria e o alcance.
Um dos destaques é o espaço na cabine que, inclusive, possibilita girar os bancos da segunda fila em 180 graus, mesmo com o carro em movimento, criando assim configuração de lounge para os passageiros na traseira do veículo. Isso, não afeta o espaço do porta-malas, já que a terceira fileira é fixa, mas possui encostos reclináveis ??eletricamente. A Kia informou que o EV9 estará à venda no mercado americano no fim de 2023 início de 2024.
O hiperesportivo Zenvo Aurora será lançado em agosto
A marca dinamarquesa Zenvo revelou detalhes de seu novo hiperesportivo híbrido, o Aurora, que terá motor V-12 biturbo de 6 litros, e do qual serão fabricadas apenas 100 unidades, com opções de acabamento: Agil (Agile) e Tur (Tour). A primeira, mais espartana, focada em competição.
A fabricante também mostrou desenho do esportivo que terá carroceria monobloco moldada em compósito de fibra de carbono e também terá muitos componentes impressos em 3D, além da caixa de câmbio feita sob medida para suportar potência de mais de 1.100 cv e velocidade máxima “limitada” em 400 km/h
O atual volume de produção da empresa a coloca no mesmo nível de suas concorrentes diretas: Koenigsegg e Pagani. Porém, segundo Angela Hartman, a executiva-chefe da empresa, a Zenvo agora já está estabelecida e a prioridade será aumentar as vendas com um programa de expansão global, mas continuará sendo uma marca de ‘butique’ de baixo volume.
Volkswagen anuncia investimento bilionário em eletrificação e digitalização
A Volkswagen anunciou nesta terça-feira, 14/3, investimento de 180 bilhões de euros nos próximos cinco anos, até 2027, em desenvolvimento tendo como foco básico à “eletrificação e digitalização” de sua gama de veículos. Este valor é significativamente maior do que todas suas concorrentes. Além da linha de modelos totalmente eletrificados, a VW informou que parte dos investimentos também estão reservados para a construção de fábrica de baterias.
Ainda, segundo os detalhes do informe anual da fabricante, cerca de US$ 120 bilhões serão investidos somente na conversão de sua linha para uma frota digital e totalmente elétrica. Um valor impressionante, levando-se em consideração que é feito por empresa que já gastou consideravelmente para assumir a liderança no segmento EV. Poucas empresas apostaram tanto nos veículos elétricos, em grande parte porque nenhuma delas precisou tanto de uma proposta ambiental como a Volkswagen pós-dieselgate
Mas os números também impressionam, se comparados com os da Toyota, concorrente direta da VW na disputa pela liderança do mercado mundial. A marca japonesa reservou US$ 70 bilhões de investimentos em veículos eletrificados para os próximos dez anos. Como também em comparação aos investimentos das duas gigantes americanas, com a Ford comprometendo US$ 50 bilhões para seus planos de eletrificação, enquanto a GM está investindo US$ 35 bilhões até 2025.
|RM