Na conferência anual de imprensa realizada pela Porsche nesta segunda-feira (13/3), o executivo-chefe da empresa, Oliver Blume, declarou que a eletrificação da linha é ‘prioridade máxima’ para a fábrica de Stuttgart, após destacar os resultados de um ano recorde em vendas, faturamento e lucro: “Apesar das condições difíceis do mercado em 2022, a Porsche registrou o melhor resultado em toda sua história”, ressaltou o executivo.
As vendas totais de 309.884 carros, contra 301.915 em 2021, representaram crescimento relativamente modesto de 2,6%, mas isso foi compensado com aumento de 13,6% na receita total de € 37,6 bilhões e lucro operacional de € 6,8 bilhões, aumento de 27,4% em relação a 2021. A China continuou como o principal mercado da Porsche com 93.000 unidades, ou seja 30% do total, seguida pelos Estados Unidos, com 70.000 (22,5%).
Para manter este desempeno nos próximos anos, a Porsche tem como objetivo consolidar liderança em tecnologia EV. “Temos uma estratégia clara para impulsionar a eletrificação nos próximos anos, com o objetivo de produzir mais de 80% de modelos da nossa linha totalmente elétricos até 2030. É uma curva ascendente ambiciosa, mas possível”, afirmou Blume sobre as metas futuras de produção e vendas da Porsche.
O executivo aproveitou para antecipar modelos elétricos que já estão em desenvolvimento, com destaque especial para os suves Cayenne e Macan, que representam quase 60% das vendas totais da marca. Blume confirmou que o Macan elétrico será lançado em 2024, com a PPE (Premium Platform Electric) desenvolvida para as marcas Audi e Porsche, de arquitetura elétrica com 800 V, que permite carregamento rápido DC de até 270 kW.
Não foram informados mais detalhes sobre as características técnicas do futuro Macan elétrico, mas especula-se que poderá entregar até 611 cv e 101,9 m·kgf, podendo ter apenas um motor, com tração traseira, ou a opção de dois motores com tração integral. O sistema de baterias de 800 V pode ser dividido em 2 pacotes de 400 V para carga adicional. O alcance deve ser de 435 milhas (700 km) padrão WLTP.
O executivo-chefe da Porsche também confirmou o lançamento da nova linha de esportivos 718 Boxster e Cayman para 2025 e que virão com a opção do atual motor a combustão, ou já com o elétrico, antes de mudarem para EV puro: “Em médio prazo, dentro da nossa estratégia de prioridade máxima para a eletromobilidade que fixamos até 2030”, afirmou.
Mantendo este objetivo, a Porsche lançará em 2026 o Cayenne totalmente elétrico, mas que será oferecido juntamente com versões renovadas das versões híbrida a gasolina e plug-in. A linha Cayenne receberá uma série de atualizações, com a finalidade de manter seu apelo até o fim desta década, já que é atualmente o carro-chefe da marca em vendas, com um total de 95.604 unidades comercializadas.
Mas a grande novidade na conferência foi a informação de que a Porsche deve lançar em 2027 um novo suve, totalmente elétrico, codinome de projeto K1, que se destina ao segmento D do mercado. Será um modelo grande com sete lugares e o primeiro a utilizar a plataforma elétrica SSP Sport, que está sendo desenvolvida pela Porsche, mas que futuramente deverá ser usada em outros modelos luxuosos do Grupo VW.
Antes de finalizar a conferência, Oliver Blume, confidenciou que teve a oportunidade de testar o protótipo da futura versão híbrida plug-in do 911 e disse que ficou “encantado” com as características de desempenho, dirigibilidade e estabilidade do modelo. Porém, não deu maiores detalhes sobre quando esta versão chegará ao mercado.
RM