A eletrificação de veículos trouxe um problema novo para os bombeiros em caso de acidentes nos quais o carro se incendeia. Embora, teoricamente, os veículos elétricos sejam menos propensos a se incendiarem do que os carros a gasolina ou diesel, quando isso ocorre as chamas são bem mais difíceis de extinguir.
E as maiores probabilidades de isso ocorrer é no momento da recarga.
Atualmente existem muitas investigações que tentam evitar que um curto-circuito causado em uma das células desencadeie vazamento térmico afetando as outras células e provoque o incêndio. Isso, porque para apagar pode consumir 30 mil litros de água até eliminar totalmente o fogo. Ou então a solução é deixar o carro ficar queimando por várias horas.
Uma vez que uma bateria é comprometida por acidente ou mesmo incêndio externo, pode ser difícil apagar esse tipo de incêndio, pois a energia contida nas células liberadas causa um escapamento térmico. Formas de prevenir isso ou combater o incêndio envolvem ações extremas, como submergir o carro inteiro em água por alguns dias em grandes sacos ou contêineres.
Se o incêndio ocorrer em local aberto, rua ou estrada, é algo relativamente fácil de resolver, mas se for em um estacionamento ou garagem de prédio é uma situação crítica, especialmente se esta garagem tiver vários pavimentos, o que vai dificultar a entrada de grandes caminhões com as bombas de pressão necessárias para extinguir o incêndio.
Com vista nisso, a empresa inglesa ProSpeed Motorsport, comandada pelo ex-piloto de rali Olly Marshall, está apresentando uma solução interessante baseada em um projeto que ela desenvolveu em 2020, quando alongou dez chassis de Toyota Hilux e montou quatro rodas na traseira, com tração total, para servir a ambulâncias militares e veículos de salvamento para bombeiros capazes de rodar em qualquer terreno.
Em cima deste chassi a ProSpeed desenvolveu o Hiload 6×6 Rapid Intervention Vehicle (RIV), com capacidade de carga de 3.000 kg, o que é quase o triplo de uma Toyota Hilux normal, e na qual instalou um novo sistema antichama denominado Coldcut Cobra, projetado especificamente para extinguir incêndios em veículos elétricos.
O sistema Coldcut Cobra para combater os incêndios em baterias de VEs utiliza um abrasivo suspenso em água que pode cortar o piso do carro injetando água com pressão de 300 bar diretamente no módulo de bateria em caso de fuga térmica. Isso tem o efeito de resfriar a bateria dentro do módulo e evitar a propagação de um incêndio em todo o módulo.
Ao contrário de alternativas como o bombeamento de milhares de litros de água para resfriar toda a bateria, testes independentes da Agência Sueca de Contingência Civil mostraram que o sistema Coldcut Cobra pode impedir a propagação em 10 minutos com apenas 240 litros de água. Isso representa apenas 20% da capacidade do tanque do Hiload”, detalhou Olly Marshall.
A Toyota Hilux, com o chassi alongado em 1.230 mm e altura de 1.850 mm, é compacta o suficiente para poder adentrar estruturas limitadas de estacionamento e garagens de prédios. Com a tração total também é eficiente em superfícies não pavimentadas e, com peso bruto de 5.800 kg, é leve o suficiente para não atolar em trechos acidentados.
RM