Hyundai lança a nova geração do Kona no Salão de Nova York
A Hyundai está apresentando a nova linha do modelo Kona (Foto acima) no Salão nova-iorquino, que vai de hoje até o dia 16. O novo Kona está posicionado, segundo o fabricante, como um multiplayer aprimorado para o segmento de suves menores.
A segunda geração do Kona está sendo oferecida com três opções de trem motriz, duas a combustão, incluindo a versão esportiva N Line, e uma com propulsão totalmente elétrica, que oferece alcance de 420 quilômetros, conforme estimativas preliminares do fabricante.
No design da nova geração do Kona, a Hyundai fez a transição no processo de desenvolvimento de projeto tanto para propulsão a combustão quanto para elétrica, o que resultou em estilo futurista centrado no elétrico acentuando visual exclusivo para o Kona. Com coeficiente aerodinâmico de apenas 0,27, o novo Hyundai tem visual de suve esportivo, mas que destaca frontal típico de veículo elétrico.
O novo Kona oferece duas opções de motor a gasolina. O de ciclo Atkinson, 2-litros de 4 cilindro,s tem potência de 147 cv a 6.200 rpm e torque de 18,2 m·kgf a 4.500 rpm. O ciclo Atkinson maximiza a taxa efetiva de expansão do cilindro (curso de compressão x curso de potência) proporcionado maior eficiência na queima da mistura.
Nas versões N Line e Limited o motor também é de 4 cilindros, mas de 1,6 litro, tem injeção direta e turbocarregador, com potência de 190 cv a 6.000 rpm e torque de 26,9 m·kgf entre1.700 e 4.500 rpm, o que proporciona respostas rápidas em baixa rotação e facilita sua utilização em condições de direção cotidiana no trânsito.
No motor com ciclo Atkinson o câmbio IVT Smartstream(Variável Inteligente tem a finalidade de proporcionar máxima eficiência. Já nas versões com motor 1,6 L, turbo, a caixa automática epicíclica de oito marchas proporciona mudanças suaves e aceleração rápida.
A Hyundai não divulgou os dados de desempenho da versão elétrica, cuja bateria é de 64,8 kW·h. Somente detalhou que o alcance está estimado em 490 quilômetros pelo ciclo WLTP. Também é estimado que a bateria recarregue de 10% a 80% em aproximadamente 43 minutos com capacidade de carregamento rápido de 400 V disponível.
Toyota apresenta Corolla Cross Híbrido
A Toyota está apresentando para o mercado americano o Corolla Cross Hybrid, que se diferencia da versão a combustão, lançada no ano passado, por diversos detalhes e é definido pelo fabricante como um modelo esportivo por natureza.
Por isso, o design da carroceria apresenta visual mais jovial destacado no frontal e na traseira diferenciados da versão a gasolina. A versão híbrida pode vir com pintura em dois tons e rodas de liga de alumínio de 18 polegadas e desenho esportivo.
Oferecido exclusivamente com tração nas quatro rodas (AWD), com uma linha de visão mais alta proporcionada pela arquitetura TNGA-C revisada, ele já vem com o novo sistema Toyota Hybrid de quinta geração e também com o sistema eletrônico de controle da tração nas quatro rodas.
O Corolla Cross Hybrid tem bateria de íons de lítio, mais compacta e leve, sem comprometer a potência, que é de 196 cv, com aceleração de 0 a 96,5 km/h em 8 segundos. Ele tem classificação combinada de 17,8 km/litro estimada pela EPA.
A bateria do sistema híbrido fica sob o banco traseiro, maximizando a capacidade de carga e proporcionando centro de gravidade mais baixo. Além disso, os sistemas de arrefecimento dela foram otimizados para reduzir o ruído do ventilador na cabine.
O novo modelo, assim com a versão à gasolina lançada em 2022, será montado nos EUA na novíssima fábrica Mazda Toyota Manufacturing em Huntsville, Alabama. Ele deve chegar às concessionárias americanas em junho próximo, com preço sugerido pelo fabricante de US$ 27.970 (R$ 141.430 na conversão direta).
O primeiro elétrico da Lamborghini será um Grã-Turismo 2+2
Em recente entrevista ao site Motor1, o executivo-chefe da Lamborghini, Stephan Winkelmann, confirmou que primeiro modelo elétrico da Lamborghini será um Grã-Turismo 2+2. Este deverá ser o quarto modelo da linha Lamborghini e está previsto para ser lançado em 2028.
Rumores sugeriam que o primeiro EV da marca italiana seria um crossover. “Mas um GT 2+2 será um excelente complemento para a nossa família de modelos, com os dois superesportivos e o suve Urus. Será um novo estilo de carroceria, que está faltando na nossa linha”, afirmou Winkelmann.
Rumores de que a Lamborghini estava estudando o desenvolvimento desta versão GT 2+2 já vinham desde 2019, quando o então executivo-chefe da marca, Stefano Domenicali, detalhou que a empresa analisava o projeto desta versão e, na ocasião, prognosticou que poderia ser lançada até 2025.
O atual executivo afirmou que este quarto modelo virá para completar a linha Lamborghini nesta década, junto com o recém-lançado Revuelto e o modelo que vai substituir o Huracán, previsto para ser lançado no final de 2024. Após o 2+2 elétrico, a Lamborghini deverá lançar o substituto do Urus, que também será EV.
RM