Porsche desenvolveu protótipo do Cayman com 8 cilindros e 760 cv
O Porsche 718 Cayman GT4 RS lançado ano passado, com o motor de seis cilindros de aspiração atmosférica e 500 cv, o mesmo do 911 GT3, é com certeza um modelo esportivo que todo autoentusiasta sonha experimentar e se possível, ter. Com peso de apenas 1415 kg e motor central-traseiro é um carro que aguça a curiosidade de quem realmente gosta de “pilotar”.
Imagine agora ele com um motor de 8 cilindros, 5 litros turbo e 760 cv (foto de abertura). Pois este carro existiu, como protótipo, conforme o gerente de desenvolvimento de combustíveis sintéticos da Porsche, o alemão de descendência portuguesa Marcos Marques, confidenciou ao site especializado inglês The Intercooler: “Era um carro incrível com o flat 8 e dois turbos, que foi montado no Cayman para testes de avaliação. Ele tinha 760 cv, com torque de 102 m·kgf e a redline (linha vermelha, corte) a 9.000 rpm”.
Segundo o engenheiro, que participou do desenvolvimento do 718, foi uma proposta inicial para o lançamento da nova linha. “Originalmente ele fazia parte de um projeto maior, que envolvia um modelo especial e tornaria o lançamento da linha flat 4 muito mais significativo”, detalhou. Marques disse, inclusive, que o protótipo foi testado nas estradas perto de Weissach — onde fica o Cento de Desenvolvimento da Porsche — por mais de um ano. Posteriormente, o comando da empresa decidiu que não era viável e a proposta desta versão especial foi cancelada.
G-Power revigora BMW M2 de primeira geração
Enquanto a BMW está lançando a segunda geração do cupê M2, com destaque para o aumento da potência de 370 para 466 cv e torque de 56,1 m·kgf, a G-Power ,tradicional e radical “tunadora” alemã, de Aichach, especializada na linha da marca bávara desenvolveu um pacote de “veneno” especial para a geração anterior do M2 (F87).
Denominada G2M CS Biturbo, a preparação, além de adotar o par de turbocarregadores com carcaças usinadas em máquinas-ferramenta CNC (Controle Numérico Computadorizado) de grande precisão e pás de turbina redimensionadas, também inclui software de desempenho desenvolvido especialmente, coletores redimensionados, cabeçote retrabalhados e sistema de escapamento com quatro tubos revestidos de carbono.
A G-Power oferece quatro opções de aumento na potência, que vão de 500 a 660 cv. Na versão mais potente o torque é 81,6 m·kgf. Também é oferecida a opção de rodas Hurricane RR, com aros forjados, e aerofólio GP-Dynamic Wing RR em compósito de fibra de carbono, que aumenta a força descendente sobre o eixo traseiro.
Motor de Ferrari FXX leiloado
Segundo a publicação alemã Auto Motor und Sport, a RM Sotheby’s leiloou recentemente um motor V-12 original do modelo Ferrari FXX, que acabou custando quase tão caro quanto um Ferrari Roma novo. O leilão, realizado virtualmente, destacava que o motor Ferrari Tipo 140 DA, de 6,3 litros e potência de 800 cv, um dos motores de aspiração natural mais potentes já fabricados, ainda estava na embalagem original.
Como o FXX, que teve apenas 30 unidades fabricadas segundo a fábrica, era um modelo para rodar exclusivamente em circuitos fechados ou em competições, já que não foi homologado para emplacamento. Este motor pode ser reserva de alguma das unidades fabricadas e, conforme detalhou a publicação, a casa de leilões informou que foi a primeira vez que um motor Ferrari NOS (New Old Stock, novo de estoque antigo) Tipo 140 DA completo foi oferecido em leilão.
Apesar de ter valor de venda inicial estimado de 240.000 a 425.000 euros, o V-12 não atingiu nem de perto o preço da avaliação. E, após a fase programada para a oferta de sete dias, o potente motor foi vendido pelo equivalente a quase 205.000 euros (R$ 1.100.000 na conversão direta). Mesmo assim, é aproximadamente o preço-base de um cupê Ferrari Roma — lá na Europa, logicamente.
RM