Spartan, apenas Spartan. Este é o nome do modelo especial “open-top”, ou seja: sem teto, desenvolvido por dois irmãos na Austrália e que acaba de chegar ao mercado do Reino Unido lançado pela “Le Mans Coupes”, importador exclusivo da marca para o mercado europeu.
Após mais de uma década de desenvolvimento, o Spartan é uma proposta interessante que une visual retrô baseado nos protótipos da série norte-americana Can-Am da década de 1960, em especial o McLaren-Elva M1A, o primeiro carro da tradicional marca inglesa, mas com uma moderna tecnologia utilizando compósito de fibra de carbono (CFRP) e motor supercarregado.
O motor é o potente quatro-cilindros K24 do Honda Civic SI, que é montado transversalmente no centro do chassi. Este motor, que originalmente tem 206 cv, passa para 279 cv na versão aspirada do Spartan, mas ele também pode ser equipado com supercarregador centrífugo Rotrex, compacto e de baixo peso, que eleva a potência para 454 cv.
A estrutura do chassi de aço tubular, segundo os construtores, excede os atuais regulamentos de segurança da FIA, enquanto a carroceria de CFRP pesa menos de 20 kg. Para reduzir custos, ela também pode ser feita em compósito de fibra de vidro (FRP). Mas todos os carros serão equipados com bancos Tillett de CFRP e cintos de segurança de seis pontos.
A caixa manual de seis marchas também é Honda, mas há opção de caixa de câmbio sequencial de seis marchas da Quaife. A suspensão de triângulos superpostos tem amortecedor TracTive, semiativos e pré-programáveis para cada roda e também é oferecida a opção de discos de freio de carbono.
De acordo com as opções, o Spartan pode pesar apenas 670 kg o que, propulsionado pelo motor supercarregado de 454 cv, representa relação peso-potência de apenas 1,4 kg por cv. Equipado com pneus semi-slick, os construtores do Spartan afirmam que ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 s na versão supercarregada e 3,3 s, na aspirada.
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A velocidade máxima declarada supera os 250 km/h, quando o sistema aerodinâmico do carro produz quase 470 kg de força vertical devido a um bem-elaborado projeto, com a ajuda da dinâmica fluida computacional CFD, dos componentes como o defletor dianteiro, o difusor traseiro e aerofólio de grande dimensão.
Como a altura da dianteira pode ser ajustável, além de cinco configurações para o ângulo de incidência do aerofólio, que também tem defletor no bordo de fuga, a orientação de desempenho pode ser ajustada para otimizar o equilíbrio aerodinâmico, de acordo com o traçado da pista, clima e preferências de quem vai dirigir o carro.
No Reino Unido o Spartan já está legalizado para andar normalmente na rua. Além disso, a posição do volante é intercambiável, junto com a caixa de pedais e a coluna de direção podendo ser deslocadas para qualquer um dos lados do carro em pouco mais de 30 minutos. Já o preço não é nenhum um pouco “amigável” e começa em £ 126.000 (R$ 792 mil). Os construtores planejam produzir uma série de 300 carros.
RM