No próximo fim de semana, de 19 a 21 de maio, será realizado em Cernobbio. Itália, o Concorso d’Eleganza Villa d’Este. No tradicional evento de antigomobilismo, às margens do Lago Como, a RM Sotheby’s vai oferecer em leilão dois icônicos modelos na história de sucesso da Ferrari nas pistas: um 166 MM Touring Barchetta, fabricado em 1949, e um protótipo 312 PB de 1972.
Os dois esportivos, separados por 23 anos de fabricação, marcam o inicio e o fim da vitoriosa carreira da marca de Maranello nas competições de longa duração. O modelo Ferrari 166, com motor V-12 de 2 litros, (1.992 cm³, 140 cv a 6.600 rpm)) foi fabricado de 1948 a 1951 e obteve as primeiras vitórias para a marca em competições de grande envergadura como a Mille Miglia de 1948, a 24 Horas de Le Mans; a 24 Horas de SPA-Francorchamps e a Mille Miglia, de 1949.
A unidade que estará sendo oferecida no leilão tem chassi número 0024 M e é um dos 25 exemplares originalmente revestidos com a charmosa carroceria barchetta confeccionada pela Touring. Concluído no final de 1949, o 166 MM foi dotado de pistões forjados, escapamento duplo e tanque de combustível para competição de 100 litros, mas também tinha o acabamento Lusso, com revestimento em couro do painel e estofamento.
Encomendado pelo Automóvil Club da Argentina (ACA), a carroceria foi pintada com às cores nacionais argentinas Avorio (creme/amarelo claro) e azul, e exposta no Salão Automóvel de Paris de 1949. Embarcada para a Argentina dois meses depois, o 166 MM pilotado por Carlos Menditeguy obteve para a Ferrari a primeira vitória na América do Sul, em competição realizada em Mar del Plata em 15 de janeiro de 1950.
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A série Ferrari “P”, protótipos de corrida, foi produzida de 1963 a 1973, e garantiu algumas das conquistas mais icônicas e lendárias na ilustre história da Scuderia Ferrari, como as vitórias na 24 Horas de Le Mans, em 1963 e 1964, e o famoso 1-2-3 na 24 Horas de Daytona de 1967, este foi um dos resultados que garantiu o título no Campeonato Internacional de Marcas daquele ano superando Porsche e Ford.
Com sua maneira de explorar várias configurações de motores, a marca de Maranello modificou o motor de 12 cilindros horizontais opostos do carro de Fórmula 1 para montar no protótipo 312 PB, que estreou na prova 500 Quilômetros de Brands Hatch em 1971. Com sistema de lubrificação por cárter seco, injeção de combustível Lucas e duplo comando de válvulas em cada cabeçote, o motor de 3 litros desenvolvia 460 cv a 10.800 rpm,
Pesando menos de 650 kg, o 312 PB tinha o tanque de combustível de 120 litros montado no lado oposto à posição do piloto para equilíbrio de peso ideal. Para o então Campeonato do Mundo de Marcas de 1972, a fábrica de Maranello construiu seis exemplares do 312 PB. Com eles, a Ferrari dominou completamente vencendo dez das onze corridas do calendário.
O protótipo que vai a leilão é o de número 0886 que, pilotado pelo sueco Ronnie Peterson e pelo australiano Tim Schenken venceu na prova de abertura do campeonato, Mil Quilômetros de Buenos Aires, e também na difícil Mil Quilômetros de Nürburgring e chegou em segundo em Daytona, que naquele ano teve a duração reduzida para 6 horas, e também na 12 Horas de Sebring, além do terceiro lugar na 1000 Quilômetros de Monza.
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O 312 PB chassi 0886 mantém o motor e caixa de câmbio com números correspondentes de quando foi vendido pela fábrica, em 1975 e, além disso, o motor original, número 001/1 N34, vai com o carro como reserva. Os dois modelos Ferrari deverão ser as estrelas do leilão e, conforme avaliação do leiloeiro, tem preços estipulados de 4 a 5 milhões de euros (R$ 21,5 M a R$ 26,8 M , o 166 Touring Barchetta, e de 14 a 18 milhões de euros (R$ 75,2 M a R$ 96,7 M) o protótipo 312 PB.
RM