Bentley lança série especial dos modelos com motor W-12
A Bentley está lançando edição limitada de sua linha denominada Speed Edition 12 (foto de abertura) para marcar os 20 anos que o motor W-12 é utilizado nos modelos da marca, desde 2003. Mas esta série também indica uma despedida apropriada, como a fábrica inglesa pertencente à Volkswagen desde 1998 define, de uma conquista extraordinária da engenharia, que será descartada pelas atuais exigências ambientais.
Apenas 120 unidades de cada um dos quatro modelos atuais da Bentley: o sedã Flying Spur, o suve Bentayga e as versões de duas portas Continental GT e Continental GT Convertible serão produzidas, garantindo que as 480 unidades Speed Edition 12 se tornem uma rara e disputada série como lembrança do motor que impulsionou os carros da marca por duas décadas.
O motor W-12, lançado em 2003, inaugurou uma nova era para a Bentley como trem de força do primeiro modelo desenvolvido totalmente sob o controle do Grupo Volkswagen, o Continental GT. A exclusiva formação em W do W-12 biturbo de 6 litros permitia que ele fosse 24% mais curto que um V-12 equivalente, sem comprometer a potência, e eficiência.
Desde então, a evolução contínua registrou aumento de 37% na potência e de 54% no torque, junto com uma redução de 25% nas emissões. Nas versões Speed Edition 12, o motor W-12 agora tem potência de 659 cv de 5.000 a 6.000 rpm, enquanto o torque tem pico de 91,8 m·kgf, já a somente 1.500 rpm e se mantém até 5.000 rpm.
Externamente detalhes sutis caracterizam os modelos Speed Edition 12, como pinças de freio prateadas, exclusivas nesta edição especial, e rodas de liga de alumínio Speed, com aro de 22 polegadas com acabamento em preto e uma nova cor verde pálida chamada Opalite. Além de emblemas de roda autonivelantes, que brilham em reflexo à luz do sol.
Baseado na especificação de velocidade dos modelos Bentley, o pacote Edition 12 incorpora detalhes exclusivos como emblema Edição 12, placa numerada do motor, e um painel em verniz Grand Black com a sequência de ignição do motor gravada ao lado de um emblema da Edição 12 embutido.
As características exclusivas desta edição limitada incluem bancos com debrum Mulliner Silver e o nome bordado Edition 12. As áreas superiores dos bancos são acolchoadas e costuradas em contraste em um degradê graduado de três cores — Antracite, Porpoise e Stratos. Painéis de porta acolchoados são costurados em contraste.
Além disso, os compradores receberão um modelo em escala 1:15 do motor Bentley W-12 como um artefato de decoração comemorativo. Os motores do modelo W-12 em escala são fundidos com alumínio retirado de um bloco de motor W12 em tamanho real e servirão como lembrança permanente deste significativo e potente motor do Grupo VW..
Hyundai i20 2023 ganha atualização
O Hyundai i20 está ganhando uma atualização de meia vida que pode ser notada em mudanças sutis em detalhes no design da terceira geração do modelo, lançada em 2020 como modelo 2021, que surpreendeu pelo visual frontal e não deixou de provocar controvérsia. Agora, a marca coreana procurou promover um aprimoramento no desenho da dianteira.
O destaque principal é o redimensionamento da grade do radiador que, apesar de manter basicamente o mesmo desenho, ficou mais estreita o que proporcionou melhor harmonização com os outros componentes da saia dianteira. A solução criou visual mais equilibrado e elegante, sem perder o apelo jovial com toque esportivo.
O redesenho da seção inferior do bico, incluindo a tomada de ar central bem como das tomadas de ar laterais, também ajudou na harmonização. A seção superior com uma leve queda também pode ser notada. Tudo isso, também aprimorou a aerodinâmica (não informada), o que também se reflete em melhora no desempenho dinâmico e eficiência no consumo de combustível.
Os faróis de LED da versão esportiva N Line agora são de série em toda a linha i20. Um novo e elegante desenho das rodas, com aro de 16 ou 17 polegadas, foi desenvolvido. A traseira também foi atualizada com novo desenho da seção inferior e difusor mais proeminente. Mas o destaque fica para as lanternas traseiras de LED, com desenho em forma de Z.
Internamente, o detalhe de luzes ambientais multicoloridas permite que se possam ajustar a cor da iluminação interna de acordo com o estado de espírito do motorista e passageiros. O modelo foi atualizado com um quadro de instrumentos LCD de 4,2 polegadas, portas USB tipo C, eCall de segunda geração baseado na rede 4G e atualizações de mapa remotas;
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Como opcionais são oferecidas telas gêmeas de 10,25 polegadas com conectividade Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som Bose e carregador de bateria de smartphone sem fio. A segurança também ganhou versão atualizada da assistência de prevenção de colisão frontal e assistência de conservação de faixa.
O motor 1.0 T-GDi de três cilindros, com tecnologia híbrida leve, tem duas ofertas de potência: 100 cv ou 120 cv, e pode vir acoplado a câmbio robotizado de dupla embreagem e sete marchas ou caixa manual de seis marchas que inclui função, desligável, de desacoplamento automático da embreagem ao tirar o pé do acelerador para o veículo ficar em roda-livre para poupar combustível.
Por enquanto não se tem notícia de todas essas mudanças virem a se estender ao “irmão” Hyundai HB20 produzido em Piracicaba, SP desde 2012.
Ligier faz parceria com a Bosch para correr em Le Mans com motor de combustão a hidrogênio
Conforme detalha o site da publicação inglesa Autocar, o fabricante francês Ligier está fazendo parceria com a Bosch Engineering para converter o motor de seu modelo de competição JS2 R com o objetivo de competir na próxima edição da 24 Horas de Le Mans, em junho, com hidrogênio em vez de combustível fóssil.
O modelo denominado Ligier JS2 RH2 terá sua estrutura, fabricada em compósito de fibra de carbono, adaptada para poder acomodar três tanques de hidrogênio, enquanto a Bosch está desenvolvendo modificações no motor Ford Cyclone V6, de 3,7 litros, para funcionar com o combustível gasoso.
O presidente da Bosch Engineering, Johannes-Jörg Rüger, declarou: “Como provedor de serviços de engenharia, estamos sempre abertos a novas tecnologia e procuramos explorar as várias opções técnicas no caminho para a mobilidade neutra em carbono, e também desenvolver a melhor solução para nossos clientes. Nesse contexto, acreditamos que a propulsão a hidrogênio tem grande potencial, especialmente no automobilismo de competição, bem como nos modelos esportivos de alto desempenho”.
A Ligier não será o primeiro fabricante a testar o potencial dos motores de combustão a hidrogênio em provas de automobilismo. A Toyota, que tem sido a principal proponente deste tipo de propulsão, tem testado hidrogênio como combustível em um Corolla que participa da série de corridas Super Taikyu do Japão.
A marca japonesa também fez uma experiência no Rali da Bélgica, no ano passado, equipando um dos GR Yaris de sua equipe, como motor movido a hidrogênio. Além disso, também no ano passado, a Toyota informou que estava desenvolvendo em conjunto com a Yamaha um motor V-8 de 5 litros que, movido a hidrogênio, desenvolveu potência de 449 cv e torque de 55 m·kgf.
RM