Exatamente trinta anos após a apresentação do conceito Boxster, a Porsche está divulgando detalhes da versão mais potente do seu popular roadster, o 718 Spyder RS, com o mesmo motor do 718 Cayman GT4 RS, que chegou ao mercado mundial no final de 2021. Assim, pela primeira vez o motor boxer 4-litros de seis cilindros, de aspiração atmosférica, do 911 GT3, é instalado no esportivo conversível com motor central.
O Porsche 718 Spyder RS ??terá seu lançamento comercial em junho próximo, por ocasião das festividades em Stuttgart-Zuffenhausen que marcam os 75 anos da Porsche. Pouco depois, ele fará uma aparição no Goodwood Festival of Speed ??2023 na Inglaterra. O preço definido para o mercado europeu é de 155.575 euros (cerca de 845 mil reais).
No Brasil .a pré-venda terá início ainda em este ano, com entregas previstsa para o ano seguinte. O preço público sugerido parte de R$ 1.238.000.
O motor de 3.996 cm³entrega 500 cv a 8.400 rpm, pode 9.000 rpm, quando ocorre o corte de injeção), e 45,9 m·kgf a 6.750 rpm. Faz par com o câmbio robotizado de dupla embreagem da marca, de sete marchas e diferencial mais curto. Com isso, o roadster acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, chega a 200 km/h em 10,9 segundos e alcança velocidade máxima de 308 km/h.
A Porsche define a linha 718 RS como destinada a autoentusiastas puristas. Por isso, a capota do conversível, de acionamento manual, é bem leve para não abafar o som evocativo do motor de aspiração atmosférica. O prazer auditivo é intensificado pelo sistema de escapamento leve de aço inoxidável e pelas entradas de ar nas laterais, atrás dos encostos de cabeça.
Além do motor mais potente, o menor peso do novo modelo também contribui para o melhor desempenho: com 1.410 kg em ordem de marcha, o Spyder RS ??pesa 40 kg menos que 718 Spyder normal com câmbio de dupla embreagem, e é 5 kg mais leve que o cupê Cayman GT4 RS. As trocas de marchas sequenciais podem ser feitas tanto pelas borboletas atrás do volante, quanto pela alavanca seletora no assoalho com toques para trás (sobe marcha) e para frente
A dianteira do novo 718 Spyder RS é quase idêntica à do Cayman GT4 RS, mas o defletor é ligeiramente mais curto, enquanto as lâminas laterais, nas suas extremidades externas, também ajudam a aumentar a força descendente. Outro detalhe na dianteira do 718 Spyder RS é a grande saída de ar na seção superior da saia dianteira — ou para-choque, como queiram —, antes do recorte do capô.
No capô de plástico reforçado com fibra carbono (CFRP) há duas tomadas de ar Naca, de desenho aeronáutico, com sua conhecida característica de alta eficiência com baixo arrasto aerodinâmico, para captar ar de arrefecimento dos freios dianteiros. Na parte superior dos para-lamas há grelhas para deixar sair ar das caixas de rodas;
Ns traseira, em vez de aerofólio como no Cayman GT4 RS, o novo Spyder conta com um grande defletor tipo rabo de pato (ducktail) inaugurado no 911 Carrera 1973.
O novo 718 Spyder RS vem com uma capota leve, operada manualmente. É bem compacta, composta pela capota e um defletor. Ambos são completamente removíveis e podem ser acomodados juntos ou individualmente no veículo. A capota pode ser utilizada também como uma capota náutica Bimini, protegendo o motorista e o passageiro dianteiro da luz solar intensa.
Neste caso, o habitáculo permanece amplamente aberto para os lados e atrás dos passageiros. Em caso de chuva, o defletor e os vidros laterais oferecem proteção completa. Todo o teto, incluindo as articulaçõess, pesa apenas 18,3 kg. São 7,6 kg/16,5 kg a menos que o 718 Spyder e o 718 Boxster, respectivamente. Quem desejar rodar sem os quase 8 kg adicionais do peso do 718 Spyder pode deixar a capota em casa —caso o clima colabore.
O caráter extremamente esportivo também se destaca no interior da cabine, que é reduzido ao essencial funcional e ergonômico. O volante esportivo RS é coberto com Race-Tex e apresenta um anel amarelo na posição 12-horas. Os bancos-concha são de CFRP e acabamento em trama de fibra carbono. Os revetimentos dos bancos são de couro preto, enquanto no centro o material é Race-Tex perfurado.
O chassi do 718 Spyder RS ??usa componentes do 718 Cayman GT4 RS e do 718 Spyder e traz gerenciamento da suspensão ativa com altura de rodagem 30 mm menor, vetoração por torque, diferencial autobloqueante mecânico, articulações de suspensão por juntas esféricas e rodas de alumínio forjado de 20 polegadas.
À precisão direcional, com respostas ágeis e características dinâmicas neutras somam-se parâmetros da suspensão que podem ser ajustados individualmente, como altura, câmber e resistência à torção das barras antirrolagem. Em comparação com o Cayman GT4 RS, as constantes de mola e cargas dos amortecedores, foram alteradas para obter uma rodagem mais confortável e apropriada para um conversível.
O opcional pacote Weissach também está disponível para o Spyder RS. As rodas forjadas de magnésio opcionais, excepcionalmente leves, podem ser encomendadas em combinação com este pacote de equipamentos especialmente focado no desempenho. As saídas de escapamento esportivas aqui são feitas de titânio. O visual é inspirado na edição limitada do Porsche 935 de 2018. Um destaque visual dentro do carro é a parte superior do painel revestida com Race-Tex antirreflexo.
Disponível exclusivamente para os compradores do Porsche 718 Spyder RS está um cronógrafo feito à mão da Porsche Design Timepieces — um relógio de qualidade premium da operação relojoeira interna da Porsche em Solothurn, na Suíça. Projetado para combinar com a configuração do carro, a caixa particularmente leve é feita de titânio, o mostrador é feito de carbono e a pulseira é feita de couro utilizado no veículo. O rotor na parte traseira ecoa o respectivo design do aro da roda no 718 Spyder RS.
RM