Postagem da Radford Motors nas redes sociais detalha que a marca inglesa também vai participar da Subida de Montanha de Pikes Peak, no estado americano do Colorado, em 23 de junho próximo, com uma versão especialmente preparada de seu modelo Radford Type 62-2, de inspiração retrô no Lotus 62, esportivo fabricado por Colin Chapman no fim da década de 1960, mas com a moderna mecânica do atual Lotus Exige.
A Radford, empresa fundada em 2021 e que tem como um dos sócios o ex-piloto de Fórmula 1 Jenson Button, campeão mundial da categoria em 2009, tem como proposta reviver a marca inglesa de personalização de automóveis fundada em 1948 por Harold Radford, que era reconhecida por transformar carros de série, combinando elevado desempenho com acabamento de interior requintado.
Radford iniciou suas atividades fazendo suas conversões em modelos de luxo como Rolls-Royce, Bentley, Aston Martin para os quais desenvolvia estofamento de couro, tapetes de lã, volantes de madeira, iluminação extra e outros recursos previamente solicitados pelos compradores. O ‘tratamento Radford’ transformava os carros combinando detalhes de acabamento luxuoso, com o melhor desempenho que o dinheiro podia comprar.
Antes de encerrar suas atividades, em 1966, a empresa inglesa também se dedicou a personalizar o Mini Cooper, versão esportiva do popular modelo inglês, encomendadas por celebridades da música como George Harrison, John Lennon, Mick Jagger, Ringo Starr, o ator Peter Sellers, a modelo “magrela” Twiggy e dizem que até Enzo Ferrari também adquiriu um dos Minis customizados por Radford, que custavam verdadeira fortuna.
O moderno Radford tem a carroceria retrô adaptada à arquitetura e mecânica do Lotus Exige, com o V-6 supercarregado de 3,5 litros, de origem Toyota, que na versão Sport da Lotus desenvolve 380 cv. No Radford Type 62-2 a potência vai a 608 cv, mas no modelo especial para a prova americana ele terá potência aumentada para 720 cv. Além disso, o monobloco original de compósito de fibra de carbono foi alargado, assim como a carroceria.
A versão especial para enfrentar Pikes Peak é também mais leve. Enquanto o modelo originalmente pesa pouco mais de 1.000 kg, a versão especial teve peso total reduzido para cerca de 860 kg, apesar de incorporar enormes adendos aerodinâmicos, como o defletor dianteiro e o novo difusor e aerofólio na traseira tudo para aumentar força vertical. A carroceria ganhou uma enorme tomada de ar para o motor sobre o teto.
O alargamento do monobloco teve como objetivo principal o redesenho da suspensão, que foi especialmente desenvolvido para enfrentar a ptova. A caixa de câmbio sequencial semiautomática é acionada por borboletas atrás do volante, os freios são carbocerâmicos fornecidos pela AP Racing, e a posição do piloto é centralizada para facilitar sua visibilidade e equilibrar a distribuição de peso do conjunto.
Não está definida ainda em qual categoria o Radford Pikes Peak Edition vai disputar a competição, o que só deverá ser definido pelos organizadores na vistoria técnica. É bem provável que seja na de modelos esportivos com tração traseira. O piloto do carro será Tanner Foust, um especialista no Pikes Peak, que em 2021 venceu na classe dos esportivos de tração traseira ao volante de um Porsche Cayman GT4.
Em vídeo teaser, postado nas redes sociais, a Radford detalha sua participação no Pikes Peak International Hill Climb 2023.
RM