Toyota apresenta o conceito Prius 24h Le Mans Centennial GR Edition
A Toyota revelou nesta semana o Prius 24h Le Mans Centennial GR Edition, (foto) modelo conceitual para homenagear o centenário da tradicional competição francesa e na qual a marca vem dominando nas últimas cinco edições com seus protótipos híbridos de quinta geração. Conforme destaca o fabricante, o Prius conceito tem elementos aerodinâmicos inspirados no Toyota GR010 Hybrid, que venceu Le Mans em 2021 e 2022.
Esta versão especial do hatchback híbrido tem a dianteira redesenhada na seção inferior, com grade retangular mais larga e que incorpora o defletor e também um grupo de faróis auxiliares de LED, além de dois pares de dois complementos aerodinâmicos nas extremidades. O capô também é de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) para reduzir peso, assim como as saias laterais largas e que fluem pelas molduras dos para-lamas alargando ligeiramente a carroceria.
Na traseira foi instalado o aerofólio fixado sobre a tampa do porta-malas e na seção inferior um difusor bem dimensionado. Ambas as peças também moldadas em CFRP. Rodas com desenho exclusivo tem aro de 18 polegadas com pneus Michelin 235/50R18. A Toyota, entretanto, não informou se o trem de força foi modificado e se houve um aumento da potência de 220 cv do Prius Prime
Ligier e Bosch em parceria para correr em Le Mans com carro movido a hidrogênio
O Ligier JS2 RH2, com trem de força a combustão movido a hidrogênio, desenvolvido em parceria com a Bosch, será uma dos competidores na edição comemorativa do 100º aniversário da 24 Horas de Le Mans, neste fim de semana. O acordo, conforme destacam as empresas, procura provar que esta tecnologia tem lugar no futuro do automobilismo.
Baseado no Ligier JS2 R, com motor Ford ‘Cyclone’ V-6 de 3 litros com turbocarregador tem potência de 563 cv (238 cv a mais do que com gasolina). Para isto, foram feitas modificações no sistema de ignição e injeção de combustível proporcionando combustão mais eficiente e com baixas emissões de óxidos de nitrogênio mesmo em carga parcial.
O sistema de armazenamento de hidrogênio no carro, com tanques para resistir à alta pressão de até 700 bar, é integrado ao chassi de CFRP. Para proteção contra uma eventual “situação de falha”, o próprio tanque de hidrogênio, o compartimento do motor e os componentes que regulam o quanto de hidrogênio é usado, são mantidos separados.
Além disso, um sistema de ventilação remove gases quentes e resfria o compartimento do motor, com vazamentos no sistema identificados por uma série de sensores. Jörg Ruger, presidente da Bosch Engineering, diz que os sistemas de segurança do carro podem variar “desde um aviso para o motorista na tela no painel, até o desligamento de circuitos de linha individuais até o desligamento de todo o sistema”.
As equipes de engenheiros da Ligier e Bosch destacaram que um dos maiores desafios no desenvolvimento do sistema foi garantir combustão suave e ininterrupta, sem detonação, para atender as elevadas demandas que a elevada velocidade exige do motor nas corridas. Não foi informado dados sobre o peso total do conjunto que, entretanto, deve ser pouco mais pesado que o Ligier JS2 convencional, que pesa 1.055 kg.
Alpine celebra os 100 anos de Le Mans com edição especial do A110 R
Aproveitando a edição que comemora os 100 anos da 24 Horas de Le Mans, a Alpine desenvolveu a versão especial do seu modelo mais potente. O Alpine A110 R Le Mans terá tiragem limitada a 100 unidades, com preço a partir de 140.000 euros (R$ 740 mil).
As alterações são estéticas, com a carroceria pintada de branco, com um par fino de listras azuis no capô, teto e aerofólio contrastantes — todos feitos de CFRP lacada, com destaques em azul também aplicados nos anexos aerodinâmicos.
Não há atualizações de chassis ou trem de força para a versão especial de Le Mans. O motor de 4 cilindros em linha e 1,8-litro, turbocarregado, tem potência de 296 cv. Com isso, acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e alcança velocidade máxima de 284 km/h.
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Pesando 1.082 kg, o modelo A110 R é o mais leve da linha, além de apresentar pacote aerodinâmico otimizado projetado para funcionar em harmonia com a configuração de suspensão desenvolvida especialmente para esta versão.
O interior mantém o padrão de acabamento do A110 R, com uso extensivo de alcantara no painel, portas e também na forração dos bancos de CFRP, da marca Sabelt, nos quais é aplicado o logo ’24h Le Mans’ bordado no mesmo tom azul dos detalhes externos.
RM