Volkswagen vai encerrar a produção do Arteon
O Arteon, modelo de luxo da Volkswagen (foto acima), apresentado em 2017 nos Salões de Genebra e de Chicago e lançado comercialmente em 2018, vai deixar de ser produzido no ano que vem. O sucessor do VW CC é a primeira “vítima” da nova política industrial e comercial da Volkswagen, que foi divulgada na semana passada.
O programa global denominado: “Accelerate Forward/Road to 6.5” tem como objetivo aprimorar o desempenho nas operações de manufatura e aumentar a lucratividade para obter retorno previsto de 6,5 %, sobre as vendas, e assim gerar lucro suficiente e financiar os investimentos futuros, em especial na nova linha de veículos elétricos.
O comando da empresa também indicou que pretende concentrar em apenas duas plataformas principais em futuro próximo como proposta para redução da complexidade industrial.
O Arteon, considerado uma tentativa de ser um Phaeton de menor tamanho, vai sair de linha na verdade porque suas vendas sempre estiveram abaixo das expectativas, já que além de concorrer principalmente com modelos da linha Audi, do mesmo grupo, não conseguiu atrair para a linha VW os clientes de outras marcas.
Além disso, a Volkswagen deve fabricar em breve toda linha Golf, incluindo o GTI, somente com câmbio automático. Isto porque, de acordo com os dados da fábrica, o Golf GTI manual emite 162g/km de CO2, enquanto com câmbio automático cai para160g/km. A diferença é pequena, mas tem implicações nas quotas totais de emissões do fabricante.
Conforme o chefe de desenvolvimento técnico da Volkswagen, Kai Grünitz, informou à publicação inglesa Autocar, “A próxima geração do Golf, não terá oferta de câmbio manual”. O executivo disse que a decisão foi tomada por razões com base nas novas normas europeias com referência às emissões.
A neurose do CO2 segue fazendo estrago.
Lotus apresenta nova versão do Emira GT4
A inglesa Lotus, de Hethel, Inglaterra, mas atualmente propriedade da chinesa Geely, está apresentando a nova versão Emira GT4, carro esporte que foi desenvolvido especialmente para competir na categoria GT4 reservada a modelos que tem modificações restritas, como equipamentos de segurança e redução de peso. Os carros da classe GT4 são menos potentes do que o das outras classes, mas equalizados para destacar a habilidade de dirigir.
O Emira GT4 é uma evolução com relação à versão que estreou há um ano. A potência do motor traseiro-central transversal Toyota 2GR-FE V-6 supergarregado e com cárter seco, aumentou em 10% com relação a versão anterior e agora é de 461 cv com torque 51 m·kgf. O câmbio Hewland sequencial de seis marchas também é novo e o diferencial é de deslizamento limitado; a tração é traseira
Com chassi de alumínio extrudado e colado, e carroceria em compósito de fibra de carbono, o peso em ordem de marcha é de 1.361 kg. Já a aerodinâmica foi otimizada para se adequar tanto a circuitos sinuosos como rápidos, detalha a Lotus. Outras melhorias também foram realizadas no sistema de freio, molas, amortecedores e refrigeração.
O Lotus Emira GT4 desenvolvido em parceria com o RML Group, que faz a montagem final dos carros, vai disputar na categoria com modelos como Aston Martin Vantage. Audi R8 LMS. BMW M4 , Ford Mustang, McLaren 570S , Mercedes-AMG GT4, Nissan Z, Porsche Cayman GT4 RS Clubsport e Toyota GR Supra.
Ford lança kit de personalização para linha F-150
A Ford Performance está oferecendo dois novos kits personalizados para sua linha F-150, exclusivos para modelos com motor V-8 de 5 litros fabricados de 2021 a 2023. Denominados FP700 Bronze Edition e Black Edition, eles aumentam a potência para 700 710 cv e o torque, para 81,6 m·kgf com a adoção de um supercarregador Whipple de 3 litros.
A Ford F-150 FP700 Bronze Edition traz conjunto de detalhes em bronze no exterior da picape, como gráficos laterais da carroceria, letras aplicadas na porta traseira, além de jogo exclusivo de rodas Sinister Bronze de 22 polegadas. A F-150 FP700 Black Edition segue um padrão semelhante, mas com rodas e porcas na cor preta, elementos do painel dianteiro também em preto e tampa traseira escura e gráficos laterais.
Ambos os pacotes FP700 são compatíveis com outros componentes Ford Performance, incluindo escapamento esportivo com saída lateral. Os pacotes Ford F-150 FP700 Bronze e Black Edition têm um preço sugerido de US$ 12.350, sem incluir as taxas de instalação do revendedor.
RM