Grassi 044S, afinal sonhar não custa nada!
O Grassi 044S, uma reinterpretação contemporânea do Lancia Delta S4 Stradale, (foto) que na versão de competição no Grupo B da FIA “assombrou” as provas do Mundial de Rali em 1986, foi um dos destaques da terceira edição do Milano Monza Motor Show (MiMo), exposição ao ar livre realizada no autódromo de Monza no fim de semana passado (16 a 18/6).
A réplica é uma proposta da Grassi Scuderia Milanese com desenho de Giuseppe Armano, ex-designer da Alfa Romeo, e que terá produção limitada a 44 exemplares, de acordo com o fabricante que, entretanto, não informou nem o preço e nem o cronograma de entregas, apesar de anunciar que as inscrições “pre-order” serão abertas no dia 4 de julho próximo.
E a proposta é realmente ambiciosa a começar pelo motor a gasolina de 4 cilindros, 3-litros, biturbo, com potência declarada de 650 cv, montado longitudinalmente no centro do carro como no Lancia original. Da mesma forma, a tração é integral com três diferenciais, e a caixa de câmbio manual de seis marchas tem a opção de mudança sequencial de competição.
Conforme informações do fabricante o carro pesa 1.200 kg em ordem de marcha e 1.100 kg a seco, o que reflete na relação peso-potência de 1,69 kg/cv. No que se refere a desempenho foi informado que a aceleração de 0 a 100 é alcançada em 2,9 segundos e a velocidade máxima em torno dos 300 km/h.
Mas todas estas informações são baseadas em projeções, já que o modelo que encantou os cerca de 60 mil visitantes na exposição é uma maquete no tamanho original e não um protótipo propriamente dito. Outra curiosidade, que o fabricante também não detalhou, é sobre o fornecedor do motor de 4 cilindros e 3-litros, configuração difícil de encontrar no portfólio dos principais fabricantes mundiais de motores atualmente.
Portanto fica no ar a dúvida, mas afinal sonhar não custa nada!
SsangYong virou KGM
A SsangYong, marca sul-coreana especializada em utilitários, picapes e suves, que por muito pouco não foi liquidada ano passado, agora passa a ser denominada internacionalmente KGM, após ter sido salva pelo KG Group, um “chaebol”, como são definidos os grandes conglomerados industriais sul-coreanos controlados por um indivíduo ou grupo familiar.
O KG Group atua em diversos segmentos industriais e serviços, incluindo produtos químicos, aço e mídia. Com a aquisição da SsangYong, a razão social foi alterada para KGMobility, que vai ser a denominação da marca apenas no mercado sul-coreano. Mas o logo baseado na ‘asa de dragão’ dos modelos SsangYongs continuará sendo usado nos KGM.
O primeiro modelo a carregar a marca KGM deve ser o novo Tivoli, que está programado para ser lançado no mercado europeu em setembro. Em seguida, dentro da programação da KGM, a picape Musso e os suves Korando e Rexton deverão passar por processo de atualização de desenhi antes de incorporar a nova marca.
Salão de Genebra volta em 2024
O Salão de Genebra, Suíça, voltará a ser realizado no ano que em sua sede original, após quatro cancelamentos provocados pela pandemia da covid-19. Mas antes disso, a nonagésima edição do evento, que estava programada para ser realizada em 2020, vai se realizar de 5 a 14 de outubro em Doha, no Catar, e será denominada Geneva International Motor Show Qatar.
Este evento faz parte de um acordo com o governo do país árabe e será realizado bienalmente em Doha e, inclusive, estava programado inicialmente para ser realizado no ano passado. Já o evento original voltará a ser realizado anualmente no Palexpo, centro de convenções localizado ao lado do Aeroporto Internacional Geneva Cointrin. A nonagésima primeira edição já tem data definida: de 26 de fevereiro a 3 de março.
RM