Toyota GR Supra Edição 45º aniversário
A Toyota está lançando uma edição especial do Supra 2024 para o comemorar o 45º aniversário do lançamento desta linha de modelos esportivos. Esta é a quinta geração do Supra, que a marca destaca ter-se iniciado com o Celica Supra em 1979.
O “GR Supra 45th Anniversary” (fotos) terá produção limitada a 900 unidades, divididas igualmente nas cores Mikan Blast (mikan é laranja em japonês e blast, em inglês, é uma rajada de vento bem forte) ) e Absolute Zero (branco gelo). Um gráfico no painel lateral em preto ao longo da lcarroceria acentua os contornos da carroceria e destaca o logotipo Supra.
O motor de 6 cilindros em linha, 3-litros, turbocarregado, tem potência de 387 cv e torque de 53,5 m·kgf. A versão pode vir com câmbio manual de 6 marchas com ajuste automaticamente as rotações do motor com a velocidade do carro nas reduções, ou automática de 8 marchas.
As rodas de alumínio com aro de 19 polegadas têm acabamento em preto fosco, enquanto as pinças de freio também pintadas em preto tem aplicado o logotipo GR, da Toyota Gazoo Racing, na dianteira. Já o diferencial eletrônico ativo ajusta continua e individualmente o torque que chega às rodas traseiras.
O GR Supra tem um grande aerofólio traseiro ajustável manualmente. Montado cerca de 75 mm acima da tampa traseira, o aerofólio tem um parafuso de regulagem que permite alterar seu ângulo de incidência para ajuste da a força descendente aplicada no eixo traseiro.
Pikes Peak tem tricampeão
O inglês Robin Shute, pilotando o biposto especial de competição Wolf TSC-FS, foi novamente o mais rápido na tradicional subida de montanha americana de Pikes Peak, realizada no último fim de semana em Colorado Springs. Participando na categoria “Unlimited”, Shute completou os 19,8 quilômetros do percurso em 8’40”,080, a média de 132,9 km/h.
É a terceira melhor marca no histórico de 101 edições da competição, que teve início em 1916, embora quase 45 segundos atrás do recorde de todos os tempos, de 7’57”,148, estabelecido pelo protótipo ID.R elétrico da Volkswagen, em 2018, e que parecia dar indicação que a eletrificação era o futuro da corrida. Mas as últimas cinco edições foram vencidas por modelos com motor a combustão.
Por sinal, esta é a terceira vitória consecutiva do inglês radicado na Califórnia, e a quarta nas últimas cinco edições pilotando o mesmo modelo fabricado em Brescia, Itália, com foco específico em provas de subida de montanha, que ainda são muito populares na Europa. Com motor Honda HPD K20, de 2,1 litros turbocarregado e potência de 580 cv, ele alcançou velocidade máxima na subida de 253 km/h.
Na classificação geral, a SuperVan EV da Ford pilotada pelo francês Romain Dumas ficou em segundo lugar, sete segundos atrás de Shute, com o tempo de 8’47”,682. Em terceiro ficou o Alpine A110, especialmente modificado para a competição que, pilotado pelo também francês Raphael Astier, marcou 9’17”,412. Já o Radford Type 62, pilotado pelo americano Tanner Foust, foi o oitavo mais rápido com o tempo de 9’37”,326.
Nissan faz teaser com drifting do novo Nismo
A Nissan divulgou no YouTube um “teaser” da nova versão Z Nismo, de seu popular esportivo, um vídeo de drifting com o modelo pilotado por Chris Forsberg, campeão mundial de Fórmula Drift. No vídeo pode-se destacar alguns detalhes de que o Z Nismo virá com um kit de customização em pintura vermelha na seção inferior da carroceria.
Na divulgação, a marca não abordou nenhuma informação técnica sobre a nova versão, mas que não deve se diferenciar em muito do Nissan Z, que tem o motor V6 de 3 litros, turbo, com potência de 405 cv e 48 m·kgf. Mas, com a assinatura Nismo, este motor deverá ganhar alguma cavalaria a mais. Isto, porém, só deverá ser conhecido no lançamento oficial, em setembro.
RM