Após lançar em maio a nova geração do sedã Classe E, a Mercedes-Benz revelou na semana passada o E-Class Estate, a camioneta derivada da nova linha que, assim como o sedã, se caracteriza por visual que reflete mais dinâmica em comparação com a geração anterior. Isto se destaca no balanço dianteiro curto, no capô longo e na curvatura mais acentuada do para-brisa e teto, além da maior distância entre eixos com o balanço traseiro reduzido
Os elementos no redesenho do sedã também foram adotados na Estate como a saia dianteira mais imponente com a nova grade tridimensional, de maiores dimensões, tomadas de ar laterais maiores e bem dimensionadas, faróis de LED com elegante visual torneado, as maçanetas das portas embutidas de funcionamento elétrico e as lanternas traseiras com o desenho interno destacando a estrela de três pontas.
Comparado ao seu antecessor, o novo modelo teve a distância entre eixos aumentada em 22 milímetros para 2.961 mm e a largura da carroceria aumentou em 28 milímetros. Isso proporcionou mais espaço especialmente para os passageiros do banco traseiro. Conforme destaca o fabricante, a tampa traseira com o vigia mais inclinado não prejudicou o espaço para bagagem, que é de 615 litros expansível para até 1.830 litros.
A versão Estate E 200 é híbrida leve com motor a gasolina de 4 cilindros, 2-litros, turbocarregado, de 204 cv e 32,6 m·kgf. Um alternador/motor de partida integrado, combinado com sistema elétrico de 48 volts, provê reforço de potência ou recuperação de energia. Com uma nova bateria, a potência do motor elétrico aumentou de 15 cv para 23 cv e o torque para 20,9 m·kgf.
Já a versão da Estate diesel E 220 d, o motor de quatro cilindros, 2-litros, turbocarregado, gera 197 cv e 44,8 m·kgf. A eletrificação também inclui o uso de um compressor elétrico de refrigerante para o ar condicionado. O motor do E220d conta com um turbocarregador com turbina de geometria variável e rolamentos para reduzir atrito..
A versão E300e, é híbrida plug-in, combina o motor a gasolina de 4 cilindros, 2-litros, turbocarregado, com potência de 204 cv, com o motor elétrico de 129 cv que, conforme destaca a fabricante, tem alcance totalmente elétrico superior a 100 quilômetros conforme (ciclo WLTP). A Mercedes também informou que mais versões híbridas plug-in serão lançadas brevemente, inclusive com o motor 6-cilindros de 3 litros.
O câmbio automático 9G-TRONIC é de série em todas as versões da Estate. O motor elétrico, a eletrônica de potência e o trocador de calor do câmbio agora foram movidos para dentro do sistema que, além disso, utiliza uma nova geração de controle totalmente integrado com processador multi-core e novo desenho e tecnologia de conectividade.
A suspensão traseira multibraço foi otimizada com cinco elementos de ligação para proporcionar maior controle e estabilidade nsd retas. Em ambos os eixos, as molas e amortecedores são combinados em um único suporte e não estão envolvidos nas tarefas de orientação das rodas. Os modelos híbridos leves têm suspensão dianteira com molas metálicas de constante variável e eixo traseiro conta com molas pneumáticas.
Como opção, anova Classe E Estate pode vir com suspensão de molas pneumáticas e amortecedores adaptativos, que respondem às oscilações da carroceria com maior sensibilidade. O controle de nível mantém a altura de rodagem constante independente da carga do veículo
Os sistemas de assistência à condução de série incluem assistência de distância, assistência de frenagem, assistente de conservação na faixa, pacote de estacionamento com câmera de ré e assistente de limite de velocidade. O status e a atividade dos sistemas de assistência à direção são exibidos em tela cheia e no para-brisa pelo projetor de dados. O pacote de assistência suplementar é opcional.
RM