Na entrevista coletiva de imprensa do Automobile Club de l’Ouest (ACO) hoje (9) no Circuito de la Sarthe no oeste da França, o presidente do Conselho da Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda, mostrou pela primeira vez o protótipo do conceito GR H2 Racing de motor a hidrogênio.
Desenvolvido visando as competições futuras, a mostra do protótipo vem ao encontro de anúncio recente do ACO, o organizador da 24 Horas de Le Mans, de que admitiria a participação de veículos de motor a hidrogênio na prova — além de elétricos de célula a combustível —na categoria Hidrogênio.
Na ocasião, Toyoda parabenizou o ACO pelo centenário da prova de resistência 24 Horas de Le Mans e agradeceu a oportunidade de aperfeiçoar os carros por meio da corrida.
A Toyota vem competindo com um Corolla a hidrogênio na Série Super Taikyu, no Japão, desde a terceira etapa da temporada de 2021, e correu com o mesmo carro na Idemitsu 1500 Super Endurance 2022 no Circuito Chang International na Tailândia em dezembro último. Ao fazê-lo, a Toyota tem aperfeiçoado suas tecnologias no severo ambiente das corridas e com parceiros de mesma visão dentro e fora da indústria automobilística, acelerando os esforços para produção e transporte usando hidrogênio com o objetivo de viabilizar uma sociedade neutra em carbono.
O carro ´w híbrido com motor a combustão a hidrogênio, mede 5.100 mm de comprimento e 2.050 mm de largura.
A Toyota pretende ir adiante com o esforço de produzir carros desenvolvidos por meio das competições e atingir a neutralidade de carbono, e está ansiosa por enfrentar o desafio de uma nova geração de corridas de 24 horas em Le Mans.
O conceito GR H2 Racing de motor a hidrogênio ficará exposto na “H2 Village” durante a corrida. A exposição funcionará das 9h30 (hora local) desta sexta-feira (9) até às 18 horas de domingo.
RM