A Ferrari apresentou esta semana modelo especial de sua série One-Off: o KC23, exemplar único desenvolvido pelo programa de Projetos Especiais da marca por encomenda de um dos principais colecionadores do Cavalinho Rampante, que desejava um carro exclusivamente para uso em pista nos track days.
Projetado pelo Ferrari Styling Center, o KC23 é baseado no 488 GT3 Evo 2020 do qual aproveita a configuração e a mecânica. Já seu desenho final é inspirado no conceito Ferrari Vision Gran Turismo, mas também incorpora detalhes do 499P, recente vencedor da 24 Horas de Le Mans, com uma dianteira rebaixada formando uma cunha que segue até à traseira.
Desde os primeiros esboços, com a anuência do cliente, a equipe de projetos comandada por Flavio Manzoni concentrou-se na criação de um modelo único e radical, livre de restrições referentes a homologação esportiva e com linhas atemporais que já fazem dele um clássico, ao mesmo tempo em que possibilita uma visão do futuro dos supercarros da marca.
As portas do Ferrari KC23 abrem verticalmente, solução que compartilha com o supercarro LaFerrari. Nenhuma alteração foi necessária na estrutura básica original do 488 GT3 Evo para incorporar esse tipo de abertura das portas. O capô tipo concha possui um sistema de abertura com apenas dois pinos que, removidos, possibilita a abertura total para à frente.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las
O enorme aerofólio é removível enfatizando o elegante desenho da carroceria com defletor na extremidade traseira. O desenho dos faróis, como das luzes traseiras, é radical com visual bem fino. As lanternas traseiras, com lâminas de metacrilato inspiradas no conceito Ferrari Vision Gran Turismo, acendem automaticamente quando o motor é ligado.
O design também esconde funções técnicas, em especial os painéis nas laterais da carroceria desenvolvidos para serem ativados automaticamente ao ligar o carro. Colocados na seção superior da carroceria, atrás das portas, eles abrem quando o motor V-8 biturbo é ligado para fornecer o ar de admissão, assim como para os interresfriadoress e componentes auxiliares. Os pequenos painéis no flanco das portas, acompanhando o arco das rodas dianteiras, atuam para aumentar a força descendente na dianteira.
Até mesmo as superfícies de vidro do modelo especial foram influenciadas pela filosofia de design do KC23: elas são perfeitamente integradas à carroceria, sem colunas, molduras ou vedações visíveis, criando um efeito de cúpula baseado na aeronáutica. Seu acabamento metálico combina perfeitamente para máxima continuidade de estilo.
O carro tem dois conjuntos de rodas, com desenho exclusivo que sobrepõe aro e miolo, especificamente projetadas e com fixação central para facilitar a troca. As rodas com aro de 18 polegadas são para serem utilizadas na pista, enquanto as com aro de 21 polegadas na frente e 22 polegadas na traseira são para demonstração estática.
A cabine é típica de um protótipo de corrida, com exceção dos painéis das portas, o acabamento do lado do passageiro e os bancos revestidos de Alcantara, que são as únicas concessões ao luxo. O volante com diversos botões possibilita controlar uma série de configurações do carro, enquanto o painel digital voltado para o piloto fornece-lhe todo tipo de informação importante.
O console central é igualmente espartano, com mais botões e um exclusivo para ajustar a carga do freio. Outro detalhe típico de carro de corrida é a gaiola tubular de proteção. Além disso, no lugar do espelho retrovisor tradicional, três telas dão uma visão completa do sistema de câmeras de vídeo que substitui os tradicionais espelhos retrovisores externos.
A Ferrari não informou dados sobre potência e torque do KC23. O motor V-8 biturbo, originário do 488 GT3, tem limitações devido ao regulamento da FIA e, segundo informa a Ferrari, a potência máxima é de 591 cv com torque de 71,4 m·kgf. Mas este motor pode render muito mais e o comprador, com certeza, deve ter solicitado e pedido sigilo.
O KC23 fará sua primeira aparição pública neste fim de semana 13-160 no Festival de Velocidade de Goodwood, um dos eventos de automobilismo mais importantes do Reino Unido. Depois, de 1º de agosto a 2 de outubro estará em exibição no Museu da Ferrari em Maranello, para os autoentusiastas admirarem as soluções de engenharia em primeira mão.
O programa de modelos Exclusivos, denominados “One-Offs”, visa o desenvolvimento de Ferraris caracterizados por um design próprio e elaborado de acordo com os desejos do cliente, que se torna proprietário de um modelo único. Cada projeto nasce de uma ideia apresentada por cliente e é desenvolvido pela equipe do Centro de Estilo da Ferrari.
RM