Porsche 911 Carrera GTS Le Mans Centenaire Edition
A Porsche France revelou na semana passada (29) uma versão especial do 911, o Carrera GTS Le Mans Centenaire Edition, (foto acima) como homenagem à 100ª edição da tradicional competição e que também destaca a participação vitoriosa da marca de Stuttgart, que começou há 72 anos quando um 356 SL, em 1951, venceu na classe 701 a 1.100 cm³ na primeira participação da Porsche na competição. Desde então foram 19 vitórias na classificação geral e nada menos do que 110 vitórias em diversas classes na qual modelos da marca foram inscritos.
A versão comemorativa, limitada a apenas 72 unidades, será, entretanto, comercializada exclusivamente no mercado francês com a pintura especial Le Mans prata, além da numeração ‘46’ que carregava o 356 SL em 1951. O modelo especial também tem as rodas pintadas em dourado, assim como o 911 GT1, vencedor em Le Mans em 1998, e os cintos de segurança vermelhos. Ainda, internamente, o revestimento é na cor azul Grafite, com detalhes em giz no volante e um desenho do circuito de Le Mans em relevo no descansa-braço central, com a inscrição 1923-2023
Outros emblemas em relevo com o tema são aplicados nos bancos e nas soleiras das portas, além de placa no painel em frente ao banco do passageiro. Esta versão especial do 911 tem o motor boxer de seis cilindros, 3-litros biturbo, de 480 cv, e pode ser adquirido com câmbio manual de sete marchas ou robotizado dupla-embreagem de oito marchas. Todos os exemplares têm bom pacote de equipamento de série, e opcionais. Seu preço é de 237.819 euros (algo em torno de 1 milhão 240 mil reais).
Fim de Fiesta
O último Ford Fiesta sairá da linha de produção no próximo dia 7, sexta-feira, na fábrica de Colônia, Alemanha, onde ainda é fabricado o popular modelo, que também foi produzido no Brasil. A informação é do site da publicação inglesa Autocar.
Ainda, segundo a publicação, a produção do Fiesta foi cancelada porque a marca “precisava de espaço na fábrica” para a produção do suve elétrico Ford Explorer, conforme informou Martin Sander, gerente-geral da Ford Model E Europe, à Autocar. “Decidimos construir nosso primeiro veículo elétrico de alto volume em Colônia e precisamos de mais espaço. É por isso que tomamos a decisão de interromper a produção do Fiesta”.
Assim é encerrada uma trajetória de 47 anos e oito gerações do Fiesta, um dos vários modelos de longa data da marca do oval azul, que estão sendo eliminados do portfólio da Ford Europa à medida que a empresa se prepara para a eletrificação em grande escala: os últimos S-Max e Galaxy MPVs saíram da linha em abril, enquanto a produção do Focus hatchback está programada terminar em 2025.
BMW vence 24 Horas de Spa
A 75ª edição da 24 Horas de SPA, disputada neste fim-de-semana, teve vitória da equipe de fábrica BMW Rowe Racing, com o BMW M4 GT4 pilotado pelo austríaco Philipp Eng. o britânico Nick Yelloly e o alemão Marco Wittmann. Esta foi a 25ª vitória da BMW nesta difícil competição na icônica e desafiante pista na Floresta das Ardenas, Bélgica.
Juntamente com a 24 Horas de Le Mans, 24 Horas de Daytona e também a 24 Horas de Nurburgring, a 24 horas de SPA é uma das mais tradicionais corridas de longa duração e já é realizada há 99 anos, desde 1924, apesar de algumas interrupções forçadas pela Segunda Guerra Mundial e por falta de patrocínio, além de reforma do circuito.
Mas, ao contrário das outras provas de 24 Horas, a de SPA é reservada atualmente somente para modelos GT3, conforme regulamento do GT World Challenge. E, por isto, é realmente uma competição das mais disputadas por praticamente todas as marcas e teve várias trocas pela liderança entre Porsche, Audi, Mercedes e BMW.
O grid da disputa deste ano tinha 70 supercarros de sonho, que também podem andar normalmente em ruas e estradas, como: Aston Martin Vantage AMR GT3, Audi R8 LMS GT3 EVO II, BMW M4 GT3, Ferrari 296 GT3, Lamborghini Huracan GT3 EVO2, McLaren 720S GT3 EVO, Mercedes-AMG GT3 e Porsche 911 GT3 R (série 992).
Vencedora na 24 Horas de Nürburgring, realizada em maio, a Ferrari com o modelo 296 GT3, representada pela equipe AF Corse, que defendeu a marca de Maranello na vitória em Le Mans, era uma das favoritas, mas não teve a mesma sorte. O 296 GT3 melhor colocado terminou em 11º lugar pilotado pelo brasileiro Daniel Serra e os italianos Antonio Fuoco e Davide Rigon, uma volta atrás do BMW vencedor.
Já outro carro pilotado por brasileiro, o BMW M4 da equipe WRT, que Augusto Farfus dividiu a pilotagem com a lenda do motociclismo, o italiano Valentino Rossi, além do belga Maxime Martin, ficou em sexto lugar depois de enfrentar uma corrida difícil atrapalhada por penalidades e danos na carroceria.
RM