Alfa Romeo define nome para superesportivo híbrido
Conforme informação no site da publicação inglesa Autocar, a Alfa Romeo já definiu a denominação do modelo superesportivo, com trem de força híbrido, que vai apresentar oficialmente em 30 de agosto no Museu Alfa Romeo, em Milão, na véspera do GP da Itália em Monza. Segundo uma fonte da Autocar o modelo de dois lugares (foto de abertura) será nomeado 33, referência ao lendário 33 Stradale de 1967, e terá apenas 33 unidades produzidas, cada uma com preço de € 1 milhão (R$ 4,75 milhões).
A Alfa não antecipou mais detalhes técnicos do seu novo modelo, o último projeto da marca com motor a combustão que, bem provavelmente, poderá ser uma evolução mais potente do V-6 de 2,9 litros, biturbo, de 520 cv, do Giulia Quadrifoglio. Ainda, segundo a mesma fonte, a velocidade máxima do superesportivo será de 333 km/h. “Este projeto é um sonho tornado realidade, inspirado por uma equipe ousada que queria alcançar algo único”, disse o executivo-chefe da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato.
Volkswagen lança edição de aniversário do Jetta GLI
A Volkswagen da América anunciou o início da produção da edição especial do Jetta GLI 2024, em comemoração do 40º aniversário do lançamento comercial deste modelo. A série com produção limitada será distribuída exclusivamente nos mercados da América do Norte.
Lançado em 1984, tendo como base o hatch Golf, o GLI logo foi apelidado de “GTI com porta-malas”. Para a comemoração de 40 anos será produzida uma tiragem limitada de 1.984 unidades, com motor EA888, de 2 litros, turbocarregado, de 228 cv e 35,7 m·kgf..
Além disso, o Jetta GLI 2024, tem freios maiores, monitor de desempenho Sport HMI, diferencial de deslizamento limitado com vetoração de torque controlada eletronicamente bloqueio eletrônico do diferencial e amortecimento adaptativo e escapamento esportivo.
No interior, os detalhes do 40º aniversário estão destacados nos bancos de tecido molecular em relevo, fabricados exclusivamente para esta edição limitada e que podem variar em cada um dos 1.984 veículos produzidos, como uma impressão digital única. Logos comemorativos também são aplicados nos encostos dos bancos, soleiras das portas dianteiras e volante.
Hennessey H850: o Mustang Dark Horse com supercarregador
Lançada pela Ford como ano-modelo 2024, a nova versão do Mustang, a Dark Horse, já ganhou potência pelas mãos da empresa texana Hennessey Performance, especializada em personalização de veículos da marca do oval azul. O pacote incorpora um supercarregador que aumenta a potência de versão original de aspiração atmosférica em cerca de 70%, além de anexos em compósito de fibra de carbono para a carroceria..
Ao motor Coyote V-8 de 5 litros de 4ª geração de 507 cv do Dark Hors, foi adicionado um supercarregador de alto desempenho de 3 litros, sistema de admissão de ar de alto fluxo, corpo de válvulas duplo original Ford e uma nova bomba de combustível, além de bielas desenvolvida para o Mustang Shelby GT500.
Com novo software de gerenciamento o motor supercarregado do Hennessey H850 Dark Horse tem a potência aumentada para 862 cv, enquanto o torque é de 90 m·kgf. O proprietário pode escolher entre manter o câmbio automático de 10 marchas ou trocar pelo câmbio manual Tremec de seis marchas, enquanto o diferencial é Torsen para maior tração nas curvas.
A Hennessey ainda não divulgou detalhes de desempenho, nem o preço da personalização, mas informou que o processo de produção começará no quarto trimestre do ano.
RM
(Atualizada em 26/7/23 às 23h25, inclusão da foto do motor do Mustang Dark Horse Hennessey H850)