Ao lançar o Emira em 2021, mas que só passou a comercializar em meados do ano passado, a Lotus informou que, além do motor V6 de 3,5 litros, supercarregado, fornecido pela Toyota, também estava preparando outra versão de seu novo modelo com motor de quatro cilindros em linha de 2 litros, turbocarregado, fornecido pela Mercedes-AMG.
Programada para chegar ao mercado ainda em 2022, a nova versão só foi lançada oficialmente neste fim de semana no Festival de Velocidade de Goodwood, com a marca aproveitando para também comemorar seu 75º aniversário de fundação. Com motor central, transversal e tração traseira, ele vai concorrer no segmento de esportivos com o Alpine A110 e o Porsche Cayman.
O motor Mercedes-AMG de 2 litros turbocarregado, com bloco e cabeçote de alumínio, o quatro-cilindros mais potente do mundo em produção em série e na linha Mercedes-AMG A 45 chega à potência de 420 cv, mas foi “amansado” pela Lotus para 365 cv para não concorrer diretamente com a versão de motor V-6 do Emira, de 405 cv.
Além de reduzir a potência original, a Lotus informou que desenvolveu novos sistemas de admissão e escapamento, além de uma calibração sob medida combinada para o novo mapeamento do câmbio automático dupla-embreagem de oito marchas, também Mercedes-AMG, que possibilita trocas ultrarrápidas pela alavanca de câmbio ou pelas borboletas no volante.
Ainda, conforme destaca a engenharia da Lotus, o mapeamento do motor e do câmbio foi calibrado para os três modos de condução, procurando reforçar sensibilidade refinada do trem de força com os sistemas de controle de estabilidade e tração para oferecer respostas rápidas do acelerador no controle de largada e mais rápida no kickdown dos modos Sport e Track.
Comparado com os câmbios manual ou automático, de seis marchas, do Emira V-6, o dupla-embreagem proporciona trocas de marcha ainda mais rápidas, sem interrupção do torque durante a mudança, o que aumenta a eficiência na aceleração e retomadas, além de suavidade e conforto nas trocas quando no modo Drive, automático.
Com potência de 365 cv e torque de 43,8 m·kgf, este novo motor é o mais potente quatro-cilindros na história da Lotus, que tem uma rica linhagem de modelos icônicos como o Elise, Esprit, Europa, Elan e Elite. Além disso, também tem a densidade de potência da gama Emira, 182,5 cv/l.
Isso combina com a estrutura de chassi de alumínio extrudado, resistente e leve do Emira, que incorpora o “ethos” da Lotus de elevado desempenho com peso reduzido seguindo a filosofia “light is good” de Colin Chapman, como ele definia: “Aumentar a potência torna o carro mais rápido nas retas. Reduzir o peso torna o carro mais rápido em qualquer situação”.
A nova versão com motor de quatro cilindros acelera de 0-100 km/h em apenas 4,4 segundos e a velocidade máxima é de 290 km/h, marcas semelhantes às da versão com o motor V-6. Além disso, com curva de torque máximo plana, de 3.000 a 5.500 rpm, o câmbio automático permite fácil usabilidade diária e menor consumo de combustível.
Assim como o Emira V-6, a nova versão de 2 litros é produzida no Chapman Production Center (CPC) em Hethel, local nomeado em homenagem ao lendário fundador e inspirador da marca, que faz parte do conglomerado de centros de excelência para a fabricação de esportivos nos quais foi feito investimento de 100 milhões de libras esterinas (670 milhões de reais).
As duas versões do Emira estão disponíveis para encomenda atualmente com a especificação de Primeira Edição, com preço de £ 77.795 (488 mil reais), com o motor quatro-cilindros, e £ 81.995 (514 mil reais) com o V-6. Os clientes do Reino Unido terão a opção de retirar seu carro em Hethel e visitar as salas de montagem onde o Emira é fabricado.
Em 2017 a Lotus Cars passou às mãos dà chinesa Geely, assim como a sueca Volvo em 2010.
RM